O presidente da OAB/SC, Tullo Cavallazzi Filho, recebeu nesta quinta-feira (26), em nome do Conselho Seccional da Ordem, homenagem da Associação Catarinense de Imprensa (ACI) pela atuação em defesa da liberdade de expressão nos últimos três anos.
A homenagem – uma réplica da prensa onde foi rodado o primeiro jornal catarinense, dirigido por Jerônimo Coelho – foi entregue pelo presidente da ACI, Ademir Arnon, e pelo jornalista Moacir Pereira, que preside o Conselho Superior da entidade. “Este prêmio só foi entregue antes a outras duas personalidades, o que por si já demonstra a sua importância. Mas acima de tudo, queremos deixar registrado o trabalho em prol das liberdades feito pelo presidente Tullo e a abertura que ele promoveu à imprensa durante sua gestão à frente da OAB/SC”, disse Arnon.
Ao agradecer a homenagem, que compartilhou com os Diretores e Conselheiros, o presidente Tullo Cavallazzi Filho lembrou a afinidade histórica entre as duas instituições e fez um relato da atuação da OAB nos últimos três anos e defesa dos interesses da sociedade catarinense.
“A OAB demonstrou bravura ao cobrar orçamento maior para a segurança pública, ao questionar aquisição de imóvel pelo Ministério Público, ao suspender concurso do TCE, ao se manifestar contrária à criação de um plano de previdência para ex-parlamentares e ao desagravar advogado ofendido por desembargador”, disse. “Sou grato à homenagem porque sei da importância de Jerônimo Coelho para a imprensa e lembro bem do nosso querido desembargador Norberto Ungaretti, que ao falecer deixou quase finalizada a obra certamente definitiva sobre o personagem histórico”.
Durante a solenidade, ocorrida logo no início da sessão do Conselho Pleno, Cavallazzi também lembrou a parceria com a ACI para inclusão de jornalistas na Comissão de Liberdade de Expressão. “A participação da imprensa nas nossas comissões nos ajuda a entender melhor a lógica do jornalista, que nem sempre é a lógica do advogado”, comentou.
Além dos conselheiros estaduais, participaram da homenagem o vice-presidente da OAB/SC, Marcus Antônio Luiz da Silva, o diretor tesoureiro Luiz Mário Bratti, a secretária Sandra Krieger Gonçalves, o presidente da CAASC Paulo Brincas, o conselheiro federal Robinson Kraemer, e o ex-presidente Amauri Ferreira.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC