Na noite desta segunda-feira (7), a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, esteve presente na Assembleia Legislativa, no plenário Osni Régis, onde foi realizada uma Sessão Especial em comemoração aos 90 anos da Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OAB/SC). A homenagem foi uma proposição do deputado Ivan Naatz.
Na ocasião, a presidente da Seccional recebeu uma placa alusiva aos 90 anos da OAB Santa Catarina e a todo o trabalho prestado há anos pelos advogados e advogadas do Estado. Os presidentes das Subseções presentes receberam certificados também em alusão a homenagem.
“Sempre sou uma mulher muito grata a Deus, por todas as oportunidades e hoje posso falar em nome dos meus 53 presidentes, quase 70 mil colegas advogados(as) e dizer, da nossa satisfação, em prestar um trabalho sempre voluntário, dedicado com muito amor, carinho, cumplicidade, mas, principalmente, com muita responsabilidade. Estamos aqui, de Norte a Sul, de Leste a Oeste, várias realidades diferentes do nosso Estado e cada presidente, no seu tempo e no seu modo, faz acontecer na sua Subseção. A nossa fala de 90 anos de agradecimento é a todos que nos antecederam e que fizeram a nossa Seccional de Santa Catarina ser referência nacional. Se hoje podemos falar aos quatro cantos que somos exemplo é porque todos aqueles que nos antecederam fizeram por todos nós”, destacou a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio.
“São 90 anos de história, iniciados em 1933. As raízes desta Instituição são sólidas e sua atuação demonstra a cada dia, a indispensabilidade da advocacia no contexto social e na defesa das garantias constitucionais, dentre elas a democracia. Em sua história quase centenária, externo meus cumprimentos a cada um dos integrantes desta entidade, advogados e advogadas. Sinto que a advocacia é exercício de uma arte, a arte de resguardar direitos, a arte de manter a integridade, a arte de garantir dignidade, a arte de superar conflitos e estabelecer a paz”, reiterou o presidente da Alesc, Mauro de Nadal.
“Gostaria de dizer que é um momento de rara felicidade para a Assembleia Legislativa, poder comemorar esses 90 anos da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional de Santa Catarina, junto àqueles que fazem verdadeiramente a Ordem: nossos presidentes de Subseções, conselheiros estaduais; nossos conselheiros federais, os vice-presidentes e todos aqueles que ajudam a construir essa Instituição”, ressaltou o deputado Estadual, Ivan Naatz.
“A OAB Santa Catarina é uma ideia plantada há 90 anos, por brilhantes seres humanos. Uma ideia que se frutificou, uma semente que se tornou árvore e que junto às demais Seccionais deste País e suas Subseções construiu, no âmbito dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, o arcabouço legal e jurídico único no mundo em proteção à advocacia", afirmou o vice-presidente da OAB Nacional, Rafael Horn.
“Em verdade, nós temos muito mais gente para também homenagear. Se nosso telefone é o primeiro que toca na Subseção, se somos nós que temos que largar tudo e ir cuidar, ajudar um colega, é porque nós temos uma estrutura que nos permite também fazer isso”, salientou o presidente da Subseção de Blumenau, Rodrigo Soethe, representando os 53 presidentes de Subseções da OAB/SC.
Sobre a OAB/SC
O início da OAB Santa Catarina se deu no dia 1º de novembro de 1932, quando da criação da entidade por meio do Decreto nº 22.039. A instalação da Seccional catarinense, por sua vez, ocorreu no dia 1º de janeiro de 1933. A OAB/SC, de lá para cá, fez parte de episódios que marcaram a história do Estado e do País.
Destacam-se as participações na campanha “Diretas Já”, na “Novembrada” em Florianópolis, na Assembleia Nacional Constituinte e na aprovação do Estatuto da Advocacia e da OAB no Congresso Nacional. A OAB Santa Catarina, recentemente, também somou forças na tramitação e sanção da Lei nº 14.365/22, que proíbe a fixação equitativa de honorários advocatícios.
A Casa da Advocacia catarinense segue firme na defesa das prerrogativas e do exercício da advocacia, assim como da cidadania, estando presente em todo o Estado através das 53ª Subseções. Hoje a OAB/SC conta com um total de 109 comissões temáticas que auxiliam a diretoria nos mais diferentes assuntos, além de promoverem diversas ações junto à advocacia e à sociedade como um todo. No ano passado, foi registrado o número recorde de 4,5 mil advogados e advogadas inscritos nos grupos de trabalho da Seccional catarinense.
A história da OAB Santa Catarina continua recebendo novos capítulos nesta gestão. No dia 1º de janeiro de 2022, Cláudia Prudêncio tomou posse como presidente da OAB/SC, tornando-se a primeira mulher advogada a presidir a entidade e destacando, com isso, o protagonismo feminino na advocacia. Ainda, 120 advogados e advogadas de Santa Catarina participam de Comissões Nacionais da OAB.
Compuseram a mesa diretiva: Cláudia Prudêncio, presidente da OAB/SC; Rafael Horn, vice-presidente da OAB Nacional; Mauro de Nadal, presidente da Alesc; o procurador-geral do Estado, Márcio Vicari; a desembargadora do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Ana Cristina Ferro Blasi, representando o TRF-4; o presidente do TCE/SC, Herneus De Nadal; o 1º vice-presidente da Corte, desembargador Altamiro de Oliveira, representando o TJSC; juiz efetivo, categoria Jurista, do Pleno do TRE-SC, Ítalo Augusto Mosimann e o Sub-Procurador para assuntos de Planejamento e Inovação do MPSC, Luciano Trierweiller Naschenweng.
Encontro com presidentes
Antecedendo o evento, a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, recebeu em seu gabinete os presidentes das Subseções presentes para um momento de confraternização e troca de ideias.
Estiveram presentes: Eduardo de Mello e Souza, vice-presidente da OAB/SC; Rafael Búrigo Serafim, tesoureiro da OAB/SC; Caroline Rasmussen, tesoureira-adjunta da OAB/SC; Maurício Voos, ex-presidente da OAB/SC; desembargador Osmar Nunes; desembargador Altamiro de Oliveira; procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Fábio de Souza Trajano; presidente da OAB Araranguá, Wolmar Giusti; presidente da OAB Balneário Camboriú, Emanuelle Moraes Ormeneze Carnevalli; presidente da OAB Balneário Piçarras, Emmanuelle de Souza Teixeira; presidente da OAB Biguaçu, Wagner Batista Cardoso; presidente da OAB Blumenau, Rodrigo Eduardo Soethe; presidente da OAB Brusque, Rafael Niebuhr Maia de Oliveira; presidente da OAB Camboriú, Maikon Rafael Matoso; Silvio Alexandre Zancanaro representando o presidente da OAB Campos Novos, Eduardo Martins Antunes; presidente da OAB Canoinhas, Renato Mattar Cepeda; presidente da OAB Chapecó, Maria Tereza Zandavalli Lima; presidente da OAB Costa Esmeralda, Marceli Gagiola; presidente da OAB Criciúma, Alisson Murilo Matos; presidente da OAB Curitibanos, Carlos Leonardo Salvadori Didoné; presidente da OAB Fraiburgo, Rodrigo Riegert; presidente da OAB Garopaba, Natascha Pause; presidente da OAB Gaspar, Charles Knihs de Medeiros; presidente da OAB Imbituba, Pierre Vieira Roussenq; presidente da OAB Itapema, Tábitha Zanella; presidente da OAB Jaraguá do Sul, Deborah Gumz Lazzaris; presidente da OAB Joaçaba, Janaina Barea Corbari; presidente da OAB Joinville, Oliver Jander Costa Pereira; presidente da OAB Lages, Marco Antonio Souza Arruda; presidente da OAB Laguna, Matheus Carpes Lameira; presidente da OAB Navegantes, Roberta Elisa Correa; presidente da OAB Orleans, Ramirez Zomer; presidente da OAB Palhoça, Ezair José Meurer Júnior; presidente da OAB Rio do Sul, Rui Cesar Voltolini; presidente da OAB Santo Amaro da Imperatriz, Carlos Alexandre Beirão; presidente da OAB São Bento do Sul, Maurício Martins Willemann; presidente da OAB São Francisco do Sul, Nazira Maria Mattar Ferraz; presidente da OAB São Joaquim, Eugênio Hugen Pagani; presidente da OAB São José, Pedro Adilão Ferrari Jr; presidente da OAB Sombrio, Mônica Costa Caldeira; presidente da OAB Tijucas, Priscilla Pimentel Feller; presidente da OAB Tubarão, João Batista Blasius; presidente da OAB Turvo, Geraldo Machado Cota Júnior e presidente da OAB Subseção de Videira, Roberto Bittencourt Olinger.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC