O Coordenador de Relacionamento com a Justiça do Trabalho da OAB/SC, Ricardo Corrêa Júnior, esteve presente na inauguração do Laboratório de Conservação e Restauração de Documentos (LabCon) na tarde desta sexta-feira (10), representando a Seccional e a presidente da OAB/SC, Claúdia Prudêncio.
O espaço agora opera nas instalações do TRT-12, localizado no térreo do anexo 2. Essa iniciativa é fruto de uma colaboração entre o Tribunal e o departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que conta com um laboratório com objetivos similares. Nele, os documentos serão submetidos a processos de restauração por meio de lavagem e higienização, antes de serem digitalizados, simplificando assim sua consulta e pesquisa.
"É uma honra estar aqui hoje representando a OAB/SC na inauguração do Laboratório. Essa parceria entre o Tribunal e a UFSC é um marco significativo para a preservação da história jurídica de nossa região. Com o LabCon, teremos a oportunidade não apenas de resgatar e conservar documentos essenciais, mas também de torná-los acessíveis por meio da digitalização. Essa iniciativa é um exemplo brilhante de como a colaboração entre instituições pode promover avanços significativos na preservação de nossa memória jurídica", destacou o coordenador de Relacionamento com a Justiça do Trabalho da OAB/SC, Ricardo Corrêa Júnior.
A avaliação da relevância histórica dos casos trabalhistas é conduzida pela equipe da Gestão da Memória, localizada no Foro de São José. Dentro do vasto acervo de quase 30 mil processos, muitos já apresentam sinais de deterioração, devido ao tempo. Inicialmente, a ideia é concentrar esforços na análise dos 50 processos mais antigos, datados das décadas de 1940 a 1960.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC