A terceira reunião do Grupo de Trabalho Interinstitucional de estudo e implementação de medidas de segurança nas escolas infantis, coordenado pela presidente da Comissão de Direito da Vítima, Giane Bello, promoveu novas discussões acerca de medidas preventivas dentro do ambiente escolar. O encontro aconteceu nesta terça-feira (03) e contou com a presença de representantes das Comissões de Segurança, Criminalidade e Violência Pública e Direito da Criança e do Adolescente, Governo do Estado, do Município de Saudades, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e das Polícias Civil e Militar.
Giane destacou que o foco do grupo de trabalho, neste momento, foi dividido em dois nortes. “Como tentar chegar ao crime antes que aconteça, o que poderíamos implementar, uma vez que as estruturas envolvidas estão reunidas com o mesmo propósito. E nas escolas, no possível alvo, onde há crianças e adolescentes, o que se pode fazer para tentar diminuir essa facilidade da ação criminosa”, pontuou. Ainda foi proposto que as entidades envolvidas produzam campanhas conjuntas, visando à conscientização dos pais e aproximação das escolas, bem como a educação digital desse público.
O Grupo de Trabalho foi criado com a intenção de evitar que tragédias, como a ocorrida no município de Saudades, no oeste catarinense, se repitam. A iniciativa visa também a promoção de estabilidade emocional e sensação de segurança aos familiares e vítimas de violência no âmbito escolar, por meio do auxílio assistencial, psicossocial e jurídico.
Presenças
A reunião aconteceu de forma híbrida e contou com a presença da presidente e da secretária-geral da Comissão de Direito da Vítima, Giane Bello e Denise Marcon; do presidente da Comissão de Segurança, Criminalidade e Violência Pública, Guilherme Stinghen Gottardi; e do presidente da Comissão de Direito da Criança e do Adolescente, Enio Gentil Vieira Junior.
Estiveram presentes também a desembargadora Salete Silva Sommariva, na presença das assessoras Michelle de Souza Gomes Hugill e Jussara Aparecida Barbosa; o assessor jurídico da Prefeitura de Saudade, Luiz Fernando Kreutz; Fernanda Zimmermann Foster, coordenadora do Núcleo de Educação e Prevenção (NEPRE) da SED; Tamires Gravviotin, do gabinete do Governador; Patrícia Zimmermann D’Avila, delegada de Polícia Civil; Luís Felipe Rosado, Delegado da Polícia Civil (DEIC) e Major Sartor, da Polícia Militar.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC