A OAB/SC alerta a advocacia catarinense que o presidente da Seccional, Rafael Horn, não envia convite para live por WhatsApp ou SMS.
Os criminosos identificam-se como “Assessoria de Imprensa da OAB/SC” e usam de ligações e de mensagens enganosas para fazer com que a vítima clique em um código recebido por SMS ou WhatsApp, a fim de que sejam providenciados os convites gratuitos. Contudo, o código exigido pelo golpista é o de ativação do WhatsApp.
Depois que a senha é obtida, o golpista acessa a conta da vítima e passa a conversar com amigos e familiares. A intenção: pedir dinheiro emprestado, sempre alegando uma situação urgente, comovendo o contato a realizar um depósito. Ainda que se tente acessar novamente a conta, após ser desconectado pelo golpista, não se terá êxito.
Mensagens suspeitas podem ser enviadas para o e-mail oabpresidente@oab-sc.org.br. Caso tenha recebido essa mensagem ou alguma outra do mesmo caráter, é importante denunciar. Em caso de dúvida, contatar a Central de Atendimento pelo telefone: (48) 3239-3500.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC