As portas da OAB Santa Catarina foram abertas para a Jovem Advocacia catarinense na tarde desta terça-feira (31), para a realização do “I Encontro da Jovem Advocacia Catarinense: Conectando o Futuro”. O evento, que contou com um grande público no auditório da Seccional, foi aberto oficialmente pela presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, juntamente com a presidente da OAB Jovem, Isadora Barth.
“Este I Encontro foi todo pensado e idealizado para vocês. Para que se sintam valorizados, amados, respeitados e que há alguém cuidando de vocês. Mas ao mesmo tempo, queríamos que esse evento tivesse um outro propósito, outro objetivo, para realmente entendermos vocês. Pedi que tivéssemos aqui pessoas para falar algo que precisamos ouvir, algo diferente, que nos motivasse. Nós precisamos de motivação, precisamos de energia, precisamos nos sentir bem e é assim que quero que todos vocês se sintam aqui na OAB Santa Catarina. É de grande alegria receber todos vocês hoje”, enfatizou a presidente da Seccional catarinense, Cláudia Prudêncio.
“Quero começar cumprimentando aqui a nossa presidente, Cláudia Prudêncio, ela que cuida tão bem de todos nós, mas que quando o assunto é Jovem Advocacia, tem um carinho e um cuidado muito especial. Sempre apoiando e incentivando todos os projetos da Jovem Advocacia. Quero cumprimentar todos os presentes, todos os presidentes de Comissões da Jovem Advocacia do nosso Estado. Hoje é um dia muito especial. Nosso evento hoje, tem essa ideia, de também proporcionar conhecimento a Jovem Advocacia, mas fazer um dia um pouquinho “fora da caixa”, saindo daquele conhecimento técnico e jurídico”, destacou a presidente da Comissão da Jovem Advocacia da OAB/SC, Isadora Barth.
“A razão de estarmos aqui, não é apenas de conhecer o Sistema, mas, termos o senso de responsabilidade. Aqui hoje, temos diversos advogados que já fizeram parte da Jovem Advocacia e cada um de vocês, que estão atualmente, pois a Ordem é um trabalho voluntário de cada homem, de cada mulher, de cada colega, que se doa um pouco para a sua Instituição. Estamos aqui para adquirir sendo de responsabilidade, de voltar na sua base, de explicar a cada colega no exercício da profissão, que nós temos sim, muitos desafios, mas também, muitas conquistas”, salientou o vice-presidente da OAB Nacional, Rafael de Assis Horn.
“O que eu preciso saber para iniciar nesta respectiva área? Tudo isso a gente vem prevendo e debatendo por meio da nossa ESA/SC. Tudo isso, mas não só isso. Por exemplo, cursos de línguas, das mais diversas matérias de Direito. Jovens advogados(as), se tiverem qualquer ideia, nos procurem. Eu sei e acredito que vocês, além de serem o presente, são o futuro da advocacia catarinense”, enfatizou o Diretor-geral da ESA/SC, Douglas Anderson Dal Monte.
“Nossas Comissões, junto com a nossa Escola Superior de Advocacia, tem conseguido bater recordes históricos, com mais de 180 eventos presenciais, quase 100 eventos virtuais, com o público de mais de 40 mil colegas capacitados. Ou nós estamos muito preparados e muito capacitados, ou nós ficamos para trás. Nossa presidente Cláudia tem um sonho, de fazer da advocacia de Santa Catarina, a mais preparada do Brasil e isso, nós estamos cumprindo”, reiterou o Coordenador-geral das Comissões da OAB/SC, Pedro Cascaes Neto.
“Eu não tenho como falar tudo que a CAASC faz pela advocacia catarinense. Poderia estar aqui falando do aplicativo, dos nossos descontos, do Einsten Conecta, da parte esportiva, enfim. Eu queria só chamar a atenção de vocês sobre um ponto importante: a comunicação. Ponto chave que a advocacia, OAB Jovem pode ajudar todo o Sistema OAB. Que vocês possam nos ajudar a levar tudo isso que nós fazemos diariamente, para a advocacia catarinense”, afirmou o presidente da CAASC, Juliano Mandelli.
"O primeiro instituto de previdência complementar voltado a advocacia no Brasil, foi Santa Catarina. Completamos 17 anos com a OABPrev, se contar ao todo são 27 anos, em prol da advocacia catarinense. Nós falamos sobre o futuro, que são vocês e a necessidade de estarmos atentos e preparados para ele", destacou o Diretor de Seguridade da OABPREV-SC, Luís Fabiano de Araújo Giannini.
"Nós temos uma conta, e ela possui um limite pré-aprovado a todos vocês. Temos um financiamento, que tem seis meses de carência, e uma taxa diferenciada. Ao entrarem vocês integralizam somente cinquenta Reais, e esse dinheiro é de vocês. Conheçam o Sicoob e conheçam tudo que temos a oferecer para a advocacia. Estamos aqui para ajudar", salientou o Diretor-financeiro do Sicoob Advocacia, Marco Antonio Mendes Sbissa.
Após a cerimônia de abertura, a programação iniciou com a palestra “Jovem Advocacia em Foco: Uma Conversa com a Presidente da OAB/SC”. Na sequência, a programação contou com a palestra "Como Surfar a Onda da Inovação no Oceano da Incerteza?”, com o jornalista e radialista Porã. Às 17h, foi realizado o Workshop de consultoria de imagem com a consultora Duda Bertoldi. Finalizando a programação, aconteceu a palestra e bom humor "As lições de um coach de semi-sucesso”, com o advogado, mestre em Direito e professor, Sandro Sell. Além das palestras, foi realizado por toda a OAB/SC espaços para formalização de sociedades, networking, conhecimento e conexão.
O dia foi finalizado com o Happy Hour na entrada da sede da OAB/SC, que contou com música ao vivo e muita integração entre os jovens profissionais do Direito.
Compuseram a mesa diretiva e estiveram presentes: Cláudia Prudêncio, presidente da OAB/SC; Rafael de Assis Horn, vice-presidente do CFOAB; Juliano Mandelli, presidente da CAASC; Pedro Cascaes Neto, Coordenador-geral das Comissões da OAB/SC; Isadora Mello Barth, presidente da Comissão da Jovem Advocacia da OAB/SC; Douglas Anderson Dal Monte, Diretor-geral da ESA/SC; Luís Fabiano de Araújo Gianini; Marco Sbissa, Diretor-financeiro do Sicooab Advocacia; Caroline Rasmussen, tesoureira-adjunta da OAB/SC e Thiago Degasperin, secretário-geral adjunto da OAB/SC.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC