A OAB Santa Catarina promoveu, na tarde da última quarta-feira (03), mais uma reunião do Fórum Interinstitucional da Mulher Advogada, realizado na Sala da ESA/SC, em formato híbrido. O encontro reuniu representantes de diversas instituições e segmentos do sistema de justiça, reforçando o diálogo permanente em torno de pautas fundamentais para a advocacia feminina, para a proteção das mulheres e para o fortalecimento das políticas institucionais voltadas ao tema.
A mesa de abertura foi composta pela vice-presidente da OAB/SC e presidente do Fórum, Gisele Kravchychyn; pela vice-presidente da CAASC e vice-presidente do Fórum, Maria Tereza Zandavali Lima; e pela coordenadora-adjunta das Comissões Temáticas da OAB/SC, Janaína Prazeres.
Gisele Kravchychyn apresentou o calendário de atividades previstas para 2026 e destacou a ampla oferta de cursos promovidos pela ESA/SC ao longo do ano, voltados ao aprimoramento profissional das mulheres advogadas. Em seguida, Maria Tereza Zandavali Lima reforçou a importância do trabalho integrado entre as instituições que compõem o colegiado, ressaltando o fortalecimento das ações colaborativas.
“Quando reunimos diferentes mulheres, de diferentes instituições, criamos um ambiente potente de construção. O Fórum reafirma que não caminhamos sozinhas — avançamos juntas, sempre com foco em garantir direitos, representatividade, voz e proteção às mulheres.” destacou, Gisele Kravchychyn
Pautas destaques no encontro: Cartilha da Mulher Advogada; Atuação das Comissão de Combate à Violência Doméstica; e projeto nos estádios de combate à violência contra mulher
Três pautas foram destaques no encontro. A coordenadora-adjunta das Comissões, Janaína Prazeres, apresentou os avanços do Grupo de Trabalho responsável pela elaboração da Cartilha da Mulher Advogada, material que reunirá orientações essenciais para o exercício profissional, proteção de direitos, enfrentamento a situações de violência e informações sobre canais de apoio institucional.
A presidente da Comissão, Denise Marcon, apresentou um panorama das ações desenvolvidas ao longo de 2025, incluindo:
– orientações sobre o aplicativo da Lei Maria da Penha;
– iniciativas do projeto OAB por Elas;
– atendimentos realizados na sala da OAB instalada na DPCAMIS;
– articulações interinstitucionais e participação nos 21 Dias de Ativismo;
– impactos positivos dos grupos reflexivos, com redução da reincidência entre os participantes.
Maria Tereza Zandavali Lima apresentou uma proposta de ação voltada à conscientização em ambientes esportivos, especialmente estádios de futebol. A iniciativa tem como base experiências anteriores, como faixas educativas e o uso do “violentômetro”. A proposta para 2026 é ampliar a presença do projeto nas partidas, alcançando especialmente o público masculino e estimulando ações preventivas.
Outros encaminhamentos e debates
A diretora de Saúde e Auxílios da CAASC, Talia Bárbara Tumelero, reforçou a necessidade de ações educativas voltadas à prevenção da misoginia e da violência de gênero, com atenção especial ao ambiente escolar. A sugestão dialoga com iniciativas da Comissão OAB Vai à Escola, e a presidente do Fórum propôs a criação de um grupo de trabalho conjunto com outras comissões.
Também foi definido o envio de convites às presidentes das Comissões da Mulher Advogada das Subseções, ampliando o diálogo e a integração do Fórum com as realidades locais.
Todas as pautas foram colocadas em votação pela presidente do Fórum, Gisele Kravchychyn e aprovadas por unanimidade. O colegiado reforçou que o Fórum mantém reuniões mensais, consolidando um espaço contínuo de construção coletiva, fortalecimento de políticas públicas e defesa das mulheres advogadas em todo o estado.
“Estamos celebrando o final de um ano de muito trabalho, muita construção e parceria entre todas nós. O Fórum é uma inovação desta gestão, criado com apoio do nosso presidente Juliano Mandelli. Aqui construímos um espaço de troca, debate e união institucional”, pontuou Gisele Kravchychyn, vice-presidente da OAB/SC.
“O Fórum é uma inovação desta gestão e faz questão de destacar que essa novidade foi implementada no início de 2025. Reunimos mulheres de diferentes segmentos para dialogar sobre temas variados que impactam a advocacia feminina”, destacou Maria Tereza Zandavali, vice-presidente da CAASC.
“O que desejo para 2026 é que possamos trabalhar de forma cada vez mais pontual em relação às nossas dificuldades do dia a dia como advogadas, avaliando o que precisamos melhorar na nossa atuação”, completou Janaína Prazeres, coordenadora-adjunta das Comissões da OAB/SC.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC


