Iniciou nesta quinta-feira (14) a IV Conferência Nacional da Mulher Advogada realizada pela CFOAB no Viasoft Experience, em Curitiba. A presidente da Ordem catarinense, Cláudia Prudêncio, participou da cerimônia, juntamente dos demais presidentes de Seccionais e autoridades presentes. A solenidade foi conduzida pela Secretária-geral Adjuntda do CFOAB, Milena Gama, junto à presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Cristiane Damasceno, e da presidente da OAB Paraná, Marilena Winter.
“Nesta IV Conferência Nacional da Mulher Advogada, temos a oportunidade não apenas de discutir os desafios que enfrentamos, mas também de compartilhar experiências, estratégias e soluções. É hora de nos unirmos, de nos fortalecermos e de construirmos juntas um futuro mais justo e igualitário para todas nós. Sabemos que nossa caminhada não é fácil. Enfrentamos diariamente, desafios, obstáculos e resistências que, por vezes, podem nos desanimar. No entanto, é em momentos como esses que devemos nos lembrar da importância de nossa causa e do poder de nossa união”, afirmou a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio.
Com o tema “Evolução e Protagonismo”, a Conferência, que segue até sexta-feira (15), discutirá as principais questões do universo jurídico, em especial, as principais bandeiras do universo feminino frente aos desafios da advocacia contemporânea. Serão 26 painéis, totalizando quase 200 palestrantes.
“Na condição de Presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil registro a alegria e a minha honra em dividir com todas vocês esses dois dias de grandes e importantes debates para a pauta da advocacia feminina brasileira”, afirmou José Alberto Simonetti, Presidente Nacional da OAB. É uma honra estar aqui hoje na IV Conferência Nacional da Mulher Advogada, imensa é minha alegria ao testemunhar a OAB renascendo bem, em boas mãos e com a representatividade de mais de 700.000 mil mulheres advogadas brasileiras. Nossa tarefa é a advocacia, mas nossa missão fundamental é garantir a igualdade e a cidadania fora da Ordem.”, afirmou o presidente da CFOAB, José Alberto Simonetti.
No início da cerimônia de abertura, o presidente Nacional da OAB, José Alberto Simonetti, passou a palavra e a abertura da IV Conferência Nacional da Mulher Advogada para a Secretária-geral Adjunta e Corregedora-geral do CFOAB, Milena Gama.
“É uma honra participar da abertura da IV Conferência Nacional da Mulher Advogada. É um espaço singular de união, troca de experiências, fortalecimento da nossa voz no cenário jurídico e social que estamos vivendo hoje. Essa conferência, mais uma vez, será um marco de nossa luta pela igualdade, justiça e reconhecimento. As lideranças femininas da advocacia são testemunho vivo que somos capazes de enfrentar obstáculos e alcançar espaços que nos foram historicamente negados”, ressaltou a Secretária-geral Adjunta e Corregedora-geral do CFOAB, Milena Gama.
“Mesmo diante dos esforços de homens e mulheres unidos, também foram muitas as chances perdidas, e a cada chance desperdiçada de colocar uma mulher em um lugar de representação, nós geramos atrasos de décadas e séculos no avanço do caminho da igualdade no mundo em que nós vivemos. Estamos aqui na IV Conferência Nacional da Mulher Advogada para lembrarmos o tamanho de tudo o que já idealizamos e para renovar as nossas forças, assim haveremos de ver florescer o que já foi plantado ao longo da história, haveremos de concretizar para nós, advogadas, e para todas as mulheres brasileiras as promessas de igualdade da Constituição Federal de 1988”, afirmou a presidente da OAB/PR, Marilena Winter.
“Cada detalhe nessa conferência foi feito para vocês. Nessa gestão nós nos tornamos prioridade. Passamos um ano e meio com a pauta do Conselho Federal parada, para criarmos a Lei do Assédio, para acabar com essa violência especialmente contra nós dentro dos ambientes de trabalho. E essa ideia veio de uma conversa com a nossa Ministra. Ela falou que era a hora da gente acabar com isso”, destacou a presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Cristiane Damasceno.
Outorga da Medalha Rui Barbosa
Ainda, durante a Solenidade de abertura, foi realizada a outorga da Medalha Rui Barbosa à Cléa Carpi da Rocha. A advogada é conhecida por ser pioneira na advocacia, Cléa foi a primeira mulher a assumir a Presidência da OAB/Rio Grande do Sul, em 1989 e foi a primeira mulher a assumir a presidência do Centro Acadêmico André da Rocha, da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em 2017, Cléa Carpi foi homenageada durante XXIII Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, ao ser a primeira mulher a receber a Medalha Rui Barbosa.
“Com o coração acalentado pelo carinho fraternal, o meu imenso agradecimento a toda advocacia, é dada essa homenagem a uma lutadora de 87 anos, de tantas vivências e com tantas caminhadas, que continua perseverando por um mundo melhor, fraterno, acolhedor. Ao presente que dá vida à caminhada, sinto-me honrada pela generosa homenagem ao receber um carinho tão profundo dessa essa imensa fraternidade”, destacou a advogada homenageada, Cléa Carpi da Rocha.
Conferência Magna de Abertura
Após o término da Solenidade de abertura, teve início a Conferência Magna de Abertura, conduzida pela Ministra do Superior Tribunal de Justiça, Daniela Teixeira.
Graduada em Direito pela Universidade de Brasília (UnB) e com mestrado pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), sua trajetória na advocacia é marcada por uma sólida experiência, que se estende desde 1996 até 2023. Durante esse período, não só exerceu a advocacia com maestria, mas também deixou sua marca como conselheira federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em dois mandatos distintos: de 2010 a 2013 e de 2019 a 2022.
Em um marco significativo de sua carreira, foi indicada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ocupar a vaga destinada à OAB no Superior Tribunal de Justiça, em 29 de agosto de 2023. Sua nomeação foi uma prova de reconhecimento de sua competência e dedicação ao campo jurídico. Em 22 de novembro do mesmo ano, assumiu seu posto no STJ, onde continua a contribuir com sua vasta experiência e conhecimento jurídico para a justiça brasileira.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC