Em mais uma ação inovadora em prol das prerrogativas da advocacia catarinense e da garantia do amplo acesso à Justiça, a OAB/SC cria o‘FalaJus’, ambiente no qual os profissionais encontram todos os contatos dos magistrados e unidades judiciárias da Justiça Estadual, Federal e Trabalhista.
Da mesma forma, em caso de obstáculo para o atendimento, os profissionais podem registrar pelo canal ‘FalaJus’, pois a Comissão de Defesa de Prerrogativas e Honorários, presidida pela conselheira estadual Caroline Rasmussen, intervirá em defesa da advocacia.
Pelo “FalaJus” os profissionais encontram os endereços e telefones das Comarcas da Justiça Estadual, e-mails dos servidores e dos desembargadores do TJSC, os contatos da Justiça Federal e da Trabalhista. Sendo que, em caso de dificuldade no atendimento, no mesmo canal os profissionais poderão solicitar apoio da OAB/SC para garantir o acesso à Justiça. Clique aqui e confira.
O presidente da OAB/SC, Rafael Horn, aponta que durante este período de pandemia a Seccional está ainda mais atenta e atuante na defesa da classe e da cidadania. “Estamos em contato com as Corregedorias dos Tribunais no sentido de implantar um sistema de atendimento virtual da advocacia efetivo pelo Poder Judiciário. A Lei 8.906/94 estabelece que é direito da advocacia dirigir-se diretamente aos magistrados nas salas e gabinetes de trabalho. Em tempos de pandemia esse direito deve continuar sendo respeitado, ainda que na forma virtual, pois sabemos que a retomada à normalidade levará algum tempo e nada mais justo que usar as ferramentas de tecnologia para aproximar a advocacia do sistema de Justiça“, alertou o dirigente.
A presidente da Comissão de Defesa de Prerrogativas e Honorários, Caroline Rasmussen, enfatiza que a Seccional atuará caso a caso. “O acesso aos magistrados e servidores é garantido por lei e não vamos permitir que essa prerrogativa seja violada. Nossa equipe está preparada para intervir em defesa da classe”, reforçou.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC