Mais conhecimento para os advogados e advogadas de Santa Catarina. Iniciou na noite desta quinta-feira (26), a Jornada da Advocacia – Etapa Litoral Sul, sediada na cidade de Garopaba, que segue até 27 de outubro. A abertura do evento foi realizada pelo diretor-tesoureiro da OAB/SC, Rafael Búrigo, que na ocasião representou a presidente da Seccional, Cláudia Prudêncio.
As Jornadas da Advocacia têm o objetivo de levar conhecimento de excelência por valores acessíveis à advocacia de todas as regiões do Estado. Já foram realizadas edições em Joinville, Mafra, São Miguel do Oeste e Curitibanos.
“Muito feliz em participar de mais essa etapa da Jornada da Advocacia, dessa vez aqui na cidade de Garopaba. Levar conhecimento aos advogados e advogadas de Santa Catarina sempre foi uma das prioridades na nossa gestão. Tenho certeza que serão dois dias de muito aprendizado”, ressaltou o diretor-tesoureiro da OAB/SC, Rafael Búrigo.
“A realização da etapa Litoral Sul em Garopaba é a materialização de um projeto muito nobre, que é interiorização da OAB, a aproximação da OAB dos advogados de pequenas Subseções com a oferta de qualificação de qualidade. Sem dúvidas, esse é um marco na história da advocacia local”, destacou Natacha Pause, presidente Subseção Garopaba.
“A Jornadas da Advocacia é mais uma ferramenta levando qualificação a todo o Estado. A CAASC é o braço assistencial da OAB/SC e ela está de portas abertas, esse é o nosso compromisso, e como apoiadora da capacitação profissional, não poderia ficar de fora desses eventos. Além de conhecimento, o momento é uma ótima de oportunidade de interação e troca de experiências”, comentou a vice-presidente da CAASC, Herta de Souza.
“Um dos maiores desafios atualmente do Sistema OAB, é defender um conjunto de prerrogativas que foi construído nas últimas três décadas em prol da advocacia. São prerrogativas que permitem, a cada advogado e advogada, ter acesso a qualquer autoridade, para despachar um processo, ter acesso a qualquer repartição pública. É necessário que a advocacia tenha condições de exercer com plenitude, usando da palavra, sustentando oralmente”, concluiu o vice-presidente da OAB Nacional, Rafael Horn.
A palestra de abertura do evento foi ministrada pelo vice-presidente do CFOAB, Rafael Horn e pela coordenadora científica das Jornadas, Isabela Pinheiro Medeiros, com o tema: Jurisdição nos Tribunais: o que se espera da advocacia. Os participantes receberão certificado de 15h/aula.
A Jornada da Advocacia é realizada pela OAB Santa Catarina (OAB/SC); Escola Superior de Advocacia (ESA/SC); Coordenadoria Geral das Comissões; Instituto Catarinense de Direito Processual; Caixa de Assistência dos Advogados (CAASC) e conta com o apoio do Sicoob e OABPrev.
Compuseram a mesa diretiva e estiveram presentes: Rafael Búrigo, diretor-tesoureiro da OAB/SC; Rafael Horn, vice-presidente da CFOAB; Caroline Rasmusem, tesoureira-adjunta da OAB/SC; Herta Souza, vice-presidente da CAASC; Natacha Pause, presidente Subseção Garopaba; Douglas Dal Monte, diretor-geral da ESA; Pedro Cascaes Neto, coordenador-geral das Comissões; Thiago Pereira, conselheiro estadual da OAB/SC; Isadora Mello Guimarães Barth, presidente da Jovem Advocacia da OAB/SC; Guilherme Brito, promotor de Justiça; Symone Leite, promotora de Justiça; Henrique da Silva Teles, Procurador Municipal de Garopaba; Jairo Pereira dos Santos, presidente da Câmara Municipal de Garopaba; Isabela Pinheiro Medeiros, conselheira estadual da OAB/SC; Júnior de Abreu, Procurador Municipal e Felipe Agrizzi, Juiz da Comarca de Garopaba.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC