Há exatos 30 anos era criada a Escola Superior de Advocacia da OAB/SC, a décima escola entre as seccionais da OAB com o objetivo de capacitar advogados e advogadas. Nessas três décadas, cerca de 180 mil alunos já passaram pela instituição e foram ministrados mais de três mil cursos.
Até 2011, a ESA contou com cursos presenciais e, a partir dessa data, implantou os cursos telepresenciais. Na atual gestão, a ESA conta com projetos de inovação e inclusividade, em que projetou suas ações de acordo com o desejo da advocacia, após ouvir os profissionais de todo o Estado para programar a grade de cursos para o biênio.
Comemoração
Para celebrar a data, a ESA terá uma programação especial com uma Aula Magna com o primeiro professor da Escola: o jurista Sepúlveda Pertence sobre o tema: ‘Atualidades Constitucionais’. O evento on-line será transmitido pelo canal do Youtube da ESA, às 18h. Também serão palestrantes o membro honorário vitalício e presidente nacional da OAB 2013/2016, Marcus Vinicius Furtado Coêlho e o presidente de Acalej e diretor-geral da ESA (1993/2000), Cesar Luiz Pasold.
Para o presidente da OAB/SC, Rafael Horn, o aniversário de 30 anos é um marco para a advocacia catarinense. “Muitos colegas puderam aprimorar seu conhecimento através da nossa escola que lecionou para muitos advogados e advogadas ao longo de sua história. Temos orgulho do trabalho da nossa ESA que fortalece a advocacia para uma atuação impecável em defesa da cidadania catarinense”, comemorou.
O diretor-geral, Marcus Vinicius Borges, destaca que é “uma honra poder vivenciar este momento histórico na advocacia catarinense. E assim, queremos celebrar os 30 anos da ESA aproximando ainda mais a escola da advocacia. Assim, com essa aula virtual com o nosso primeiro professor da ESA vamos provocar uma reflexão e indicar alternativas, de modo que os nossos alunos saiam do evento com novas ideias e novas perspectivas de atuação profissional”, declarou.
Evolução
Na sua grade de atuação, ESA possui os seguintes projetos: convênios de Pós-Graduação; Curso de Iniciação à Advocacia; Concurso de Júri Simulado; Webinar; Cursos On-line; Doutrina Catarinense para lançamento de obras jurídicas de advogados catarinenses; Circuito Catarinense de Direito de Família, realização de congressos; Programa eproc Simplificado; WebESA, além da TV ESA que possui quase 400 mil visualizações nas aulas disponíveis gratuitamente.
O início
A Escola Superior de Advocacia foi criada no dia 05 de julho de 1990, pelo presidente da Seccional Paulo Henrique Blasi e contou com o advogado Carlos Alberto Silveira Lenzi como primeiro coordenador-geral.
Na sequência, a ESA foi comandada pelos advogados Cesar Luiz Pasold, que coordenou a Escola de 1993 até o ano 2000, tendo como seu vice-diretor, no período de 1998 a 2000, o advogado Márcio Luiz Fogaça Vicari, que em 2001 assumiu a coordenação com a vice-coordenadora, Helena Nastassya Paschoal Pítsica, até o ano de 2009. Em 2010, a direção da Escola contou com o advogado Rafael Peteffi da Silva e Marcus Vinícius Motter Borges como vice-diretor. Na gestão seguinte, Eduardo de Avelar Lamy, assumiu a direção juntamente com o advogado José Sérgio da Silva Cristóvam.
Em 2016, a coordenação foi de Pedro Miranda de Oliveira e teve como vice-diretora, Isabela Pinheiro Medeiros e atualmente Marcus Vinícius Motter está à frente da ESA, juntamente de Isabela Pinheiro Medeiros e o secretário-geral, André Jannis. Também compõem a atual gestão, os diretores dos núcleos de Processo Civil, Direito Civil e Empresarial, Prática Penal, Direito Previdenciário, Direito Trabalhista, Família e Sucessões, Direito Público, Ética Profissional, ESAapp, Webinar, TV ESA e Comunicação.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC