Na noite da última quinta-feira (12), a OAB/SC, por meio da Escola Superior de Advocacia (ESA/SC), deu mais um passo para levar conhecimento à advocacia catarinense. Dessa vez, a Seccional iniciou, em Florianópolis, o ESA Talks, projeto cujo objetivo é promover debates sobre empreendedorismo, inovação e tecnologia entre os advogados e advogadas do Estado de forma descontraída, como um bate-papo. A iniciativa é uma parceria entre a Seccional e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SC).
O ESA Talks se dá por meio de entrevistas, nas quais três especialistas (talkers) falam sobre assuntos de relevância para a advocacia. Após a explanação dos talkers, a plateia presencial e online interage com os entrevistados, que respondem perguntas, tiram dúvidas e debatem as temáticas com o público.
Durante a apresentação do ESA Talks, o diretor-geral da ESA/SC, Marcus Vinícius Borges, deu detalhes sobre a iniciativa e agradeceu ao Sebrae/SC pela parceria. “Esse é um momento especial e o ESA Talks veio para levar inovação, tecnologia e empreendedorismo para toda a advocacia. Hoje, temos o primeiro bate-papo desse projeto, que ganhará força em 2020, pois percorreremos dezenas de subseções com essa iniciativa, que, na verdade, é um projeto itinerante”, disse o diretor que, em seguida, apresentou os talkers na noite.
A estreia do projeto em Florianópolis teve como convidados o presidente da OAB/SC, Rafael Horn; o advogado e professor, Luiz Gustavo Marinoni; e o empreendedor e diretor técnico do Sebrae/SC, Luciano Pinheiro.
Os assuntos
O primeiro talker da noite foi o presidente da OAB/SC, que traçou um panorama da história e da evolução da advocacia. Horn destacou a atuação da Seccional na capacitação da advocacia e também explanou sobre a importância dos advogados e advogadas buscarem o aperfeiçoamento profissional. “O advogado está em constante lapidação e precisa se atualizar sobre quais as necessidades jurídicas do futuro. Por isso, precisamos nos adaptar e preparar a advocacia para os novos desafios, até porque esses profissionais são os primeiros juízes de uma causa”, ressaltou.
Em seguida o advogado e professor, Luiz Gustavo Marinoni, esteve à frente da temática ‘Gestão nos Escritórios de Advocacia’. Na ocasião, o talker explicou a diferença de marketing e propaganda na advocacia, administração dos escritórios e a importância do contato profissional dos advogados e advogadas com clientes após a resolução das causas.
O terceiro bloco do ESA Talks foi comandado pelo diretor técnico do Sebrae/SC, Luciano Pinheiro, que abordou o empreendedorismo na advocacia e a visão que os profissionais devem ter para progredirem e se destacarem.
O primeiro ESA Talks foi apresentado pelo presidente da Comissão de Inovação na Advocacia da OAB/SC, Pedro Pirajá, e aconteceu na sede do Sebrae/SC, sendo transmitido online e ao vivo no site da ESA/SC.
A Escola divulgará, em breve, os projetos de 2020 e as novas datas, horários e subseções onde o ESA Talks deverá ocorrer. Fique ligado.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC