A competitividade do mercado e a necessidade de atualização permanente de todo advogado levaram a Escola Superior de Advocacia a adotar, a partir de 2013, uma política de expansão e aprimoramento dos cursos que resultou, durante a gestão, no atendimento de 16.204 alunos em 985 cursos telepresenciais, virtuais e presenciais promovidos em todas regiões do Estado. Além disso, a ESA passou a firmar convênios com instituições de ensino superior para oferecer cursos de pós-graduação que atendem às demandas da advocacia.
“A expansão na oferta de cursos precisa acompanhar o crescente número de advogados que atuam no Estado. A partir daí, traçamos uma estratégia para capacitar não apenas os profissionais dos maiores centros, mas de todas as regiões”, explica o diretor-geral da ESA, Eduardo Lamy. O investimento nos cursos telepresenciais é um bom exemplo. No início de 2013, eram dois polos telepresenciais, em Blumenau e Florianópolis. Hoje são nove, em Araranguá, Balneário Camboriú, Blumenau, Chapecó, Florianópolis, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Rio do Sul ou Tubarão. Como meio adicional para capacitação dos advogados, a ESA passou a disponibilizar em seu site, gratuitamente, vídeos de palestras e mini-aulas promovidas pela instituição. Os conteúdos tratam do Novo CPC, Processo Eletrônico e outros temas de interesse dos advogados.
Para oferecimento de cursos de pós-graduação, três convênios foram firmados com instituições de ensino superior: CESUSC (dois cursos presenciais em Florianópolis), Unisul (três cursos a distância) e UnC (um curso presencial em Curitibanos e outro em Concórdia).
Como reconhecimento aos alunos, a Escola implantou em 2015 o Certificado de Formação Profissional e o Diploma de Excelência em Aperfeiçoamento. Foram entregues 45 certificados e três diplomas durante a gestão. Para obter o Certificado de Formação Profissional, é preciso participar de um curso Telepresencial no período entre o pedido de inscrição na OAB e o recebimento da credencial. Para receber o Diploma de Excelência em Aperfeiçoamento, é necessário frequentar quatro cursos telepresenciais em seis meses.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC