A quinta-feira (10) iniciou com entregas e mais estrutura à advocacia tubaronense e região. Em seu primeiro compromisso do dia, a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, realizou a inauguração da nova sala de apoio à advocacia no Presídio Regional de Tubarão, no Sul do Estado, acompanhada do presidente da Subseção Tubarão, João Batista Blasius e do tesoureiro da OAB/SC, Rafael Burigo Serafim. O antigo ambiente destinado ao uso dos advogados foi totalmente perdido durante a enchente que aconteceu no município em 2022.
“Quero agradecer o governo do estado, na pessoa do governador Jorginho Mello, que está com uma parceria com o sistema OAB, e dizer que nós estamos vivenciando a realidade tanto das penitenciárias quanto dos presídios, e há uma conexão muito forte entre a OAB, o sistema judiciário e o sistema penitenciário para aprimorar, contribuir e ajudar os que mais precisam. A advocacia criminalista agora tem um espaço renovado para continuar garantindo a máxima qualidade nos serviços prestados”, destacou a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio.
“Eu sempre construí uma ponte com o presídio, que foi evoluindo e hoje estamos intensificando essa parceria. A OAB, a Comissão de Assuntos prisionais e toda a diretoria estão à disposição”, frisou o presidente da Subseção Tubarão, João Batista Blasius.
“Nossa gestão aqui no presídio está aberta ao debate e as portas estão abertas. Em qualquer dificuldade, podem nos procurar que vamos auxiliar. Nós estamos evoluindo. Temos alguns projetos que foram aprovados, vamos ter salas de visita e banheiros no pátio, duas salas de aula, uma coordenação e uma biblioteca específica para os detentos que tenham dificuldade nas lições, então, na medida do possível, nós estamos contribuindo com o sistema”, ressaltou o diretor do Presídio de Tubarão, Michel Daltoe Pereira.
“Eu sou testemunha dessa evolução. As comissões de assuntos prisionais sempre foram muito atuantes e sempre buscando o que é melhor para os advogados e para os detentos, em conjunto com os serventuários”, afirmou o tesoureiro da CAASC, Erivelton Filetti.
A estrutura
A sala do Presídio contou com uma estrutura toda nova, pintura, mesa, cadeiras, computador impressora, guarda-volumes, armário, bebedouro e acesso à internet. O ambiente não precisa de agendamento para ser utilizado, ficando à total disposição dos profissionais que se dirigirem à unidade prisional.
O Presídio Regional de Tubarão fica localizado na Rua Maria Menegaz, no Bairro São João Margem Esquerda.
Sala da Penitenciária Masculina de Tubarão é revitalizada
Após também ser afetada pela enchente, a antiga sala da Penitenciária Masculina de Tubarão foi revitalizada e agora oferece um ambiente renovado e equipado com mobiliário completamente novo.
Há, à disposição dos advogados e advogadas, um computador com acesso à internet, impressora, mesa, cadeiras, guarda-volumes e bebedouro, atendendo às necessidades da advocacia local e proporcionando recursos para que os(as) advogados(as) possam exercer suas profissões.
“É uma grande honra podermos disponibilizar um espaço aos advogados, nós acreditamos que é importante o profissional ter um espaço privativo e poder dar continuidade ao seu trabalho. A penitenciária masculina de Tubarão está sempre à disposição para ajudar”, ressaltou Angelita de Souza de Medeiros, coordenadora de ensino e promoção social, representando a diretora da penitenciária de Tubarão, Yngrid Medeiros Brasil.
A Penitenciária Masculina de Tubarão fica localizada na Rua Maria Menegaz, n° 735, no Bairro Bom Pastor.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC