Em alusão ao Outubro Rosa e encerrando a programação deste mês especial, a OAB Santa Catarina realizou na noite desta sexta-feira (27), a palestra “Câncer de mama: Guerra ou Travessia”. O evento, que foi gratuito, aconteceu na Seccional, em Florianópolis. A presidente da Comissão da Mulher Advogada da Seccional, Karen De Pauli Nascimento, realizou a abertura do evento, representando a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio.
A palestra foi realizada pela repórter da TV Globo, Lilian Ribeiro, diagnosticada com câncer de mama em 2021, e que atualmente está em tratamento pela remissão da doença. A jornalista foi a primeira paciente oncológica a apresentar telejornais usando lenços durante o tratamento de quimioterapia. Ainda, durante a palestra, foram destacados a importância dos exames de rotina, como prevenção.
A realização do evento envolveu as Comissões da Mulher Advogada; Direito Homoafetivo e Gênero; Igualdade Racial; Direito das Pessoas com Deficiência; Direito da Pessoa Idosa; Combate à Violência Doméstica e Direito da Vítima; Direito da Saúde, Jovem Advocacia e o apoio da ESA/SC e CAASC.
"Estamos em Campanha do Outubro Rosa, importantíssima para a conscientização sobre a importância do autocuidado. A CAASC também tem a missão de cuidar da advocacia e, por isso, disponibilizou exames gratuitos de mamografia ou ultrassom de mama em todas Subseções do Estado", ressaltou a vice-presidente da CAASC, Herta de Souza.
“Em 19 de outubro, o mundo celebra o Dia do Combate ao Câncer de Mama, data que visa lembrar a importância da prevenção, detecção precoce e tratamento adequado dessa doença. Por esse motivo, o mês é tomado por inúmeras palestras e atividades para dissipar essa causa tão séria. É oportuno também salientar que existem muitos mitos a respeito da doença e a informação é o melhor caminho a ser percorrido. É bom ouvir com atenção o relato de alguém que passou por essa situação e pode nos relatar com propriedade para que de alguma forma saibamos lidar com a situação, caso venha acontecer conosco ou com alguém do nosso convívio”, destacou a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Karen De Pauli Nascimento
“Quando eu recebi o convite, pensei que poderia falar somente da minha experiencia, mas eu acho que quem passa pelo câncer, uma doença tão complexa, compreende essa doença de uma outra forma”, ressaltou a jornalista, Lilian Ribeiro.
O Outubro Rosa no Sistema OAB/SC
Durante todo mês, foram disponibilizadas para a advocacia catarinense vagas gratuitas de exames de mamografia ou ultrassom de mama em todas Subseções do Estado.
A campanha deste ano surgiu através de uma linguagem mais inclusiva, visando comunicar também o público transgênero, o qual também é afetado pela doença. A sugestão partiu da Comissão de Direito Homoafetivo e Gênero da OAB/SC.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC