Resultados positivos foram apresentados esta semana durante a segunda reunião do Grupo de Trabalho Interinstitucional de estudo e implementação de medidas de segurança nas escolas infantis. O encontro aconteceu na quarta-feira (10), liderado pela presidente da Comissão de Direito da Vítima, Giane Bello, com a presença de representantes do Governador do Estado, do Município de Saudades, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e das Polícias Civil e Militar.
Durante a reunião, os presentes apresentaram medidas municipais e estaduais colocadas em prática que garantiram o retorno seguro das crianças às escolas da cidade de Saudades em 17 de maio deste ano. Dentre as ações imediatas mais relevantes, foram listadas as contratações de vigias e porteiros para as unidades educacionais e de psicólogos para atender a comunidade local, bem como o aumento no efetivo de polícias militares na localidade, elevando a sensação de segurança.
Os participantes aproveitaram a ocasião para debater sobre questões preventivas na intenção de evitar que tragédias, como a ocorrida no oeste de Santa Catarina, se repitam. “Podemos propor medidas para tentar identificar nas redes sociais palavras ou movimentos que indiquem a formação de pessoas ou grupos com a intenção de praticar atos criminosos”, sugeriu Bello. Também foi proposto que os representantes se encontrem a cada três semanas para revisar o andamento das propostas e dar prosseguimento às medidas já colocadas em prática.
O Grupo de Trabalho tem como objetivo garantir, a partir do trabalho conjunto, estabilidade emocional e sensação de segurança aos familiares e vítimas de violência no âmbito escolar, por meio do auxílio assistencial, psicossocial e jurídico.
Presenças
A reunião aconteceu de forma híbrida e contou com a presença da diretoria da Subseção de Pinhalzinho, representada por Jony Stulp (presidente) e Henrique Schuh (tesoureiro); da secretária da Comissão de Direito da Vítima, Denise Marcon; do presidente da Comissão de Direito Militar, Rodrigo Tadeu Pimenta de Oliveira; do presidente da Comissão de Segurança, Criminalidade e Violência Pública, Guilherme Stinghen Gottardi; e do presidente da Comissão de Direito da Criança e do Adolescente, Enio Gentil Vieira Junior.
Estiveram presentes também a desembargadora Salete Silva Sommariva, na presença das assessoras Michelle de Souza Gomes Hugill e Jussara Aparecida Barbosa; o assessor jurídico da Prefeitura de Saudade, Luiz Fernando Kreutz; Fernanda Zimmermann Foster, coordenadora do Núcleo de Educação e Prevenção (NEPRE) da SED; Tamires Gravviotin, do Gabinete do Governador; Patrícia Zimmermann D’Avila, delegada de Polícia Civil; e Mauro Marzarotto, major da Polícia Militar.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC