Mais 31 comarcas catarinenses passarão a contar com o serviço do Balcão Virtual. Na próxima segunda-feira (3), unidades judiciais de Anchieta, Campo Erê, Cunha Porã, Descanso, Dionísio Cerqueira, Itapiranga, Modelo, Mondaí, Palmitos, Pinhalzinho, São Carlos, São José do Cedro, São Miguel do Oeste, Maravilha e Itá vão estar aptas e utilizar a ferramenta.
Atualmente, atendendo pleito da OAB/SC, mais de 27 unidades judiciais já contam com os serviços do Balcão, que se utiliza das videoconferências para simular o atendimento presencial. Conforme calendário, a implantação segue por região nas comarcas de entrância final e inicial e, no dia 10 maio, chega às regiões de Abelardo Luz, Catanduvas, Coronel Freitas, Herval do Oeste, Ipumirim, Ponte Serrada, São Domingos, Seara, Joaçaba, Concórdia, Campos Novos, Quilombo, São Lourenço do Oeste, Xanxerê, Xaxim e Capinzal.
O Balcão Virtual já está presente nas comarcas de Florianópolis, Joinville, Palhoça, Tubarão, Rio do Sul, Balneário Camboriú, São José, Criciúma, Chapecó, Lages, Blumenau, Brusque, Jaraguá do Sul e Itajaí. A proposta da ferramenta é humanizar o atendimento do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) aos jurisdicionados neste período de pandemia.
Priorize o atendimento via Balcão Virtual
Em uso desde 22 de março de 2021, o Balcão Virtual não necessita de agendamento prévio. Para utilizá-lo, basta acessar a sala virtual e aguardar o atendimento. Os usuários que têm direito ao atendimento preferencial precisam incluir palavra “preferência" antes do nome. Nos casos de falha na conexão ou quaisquer interrupções no atendimento por problemas técnicos, o usuário ao retornar para a sala de espera virtual deverá incluir “retorno” à frente do nome.
A ferramenta é resultado de forte interlocução da OAB/SC com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e foi regulamentada pela Resolução Conjunta GP/CGJ n.8, que determina as regras para o atendimento. O Balcão Virtual está disponível de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC