A programação do 111º Colégio de Presidentes das Subseções da OAB Santa Catarina seguiu neste sábado (11). O último Colégio deste ano, teve como anfitriã a Subseção de Joinville, no Norte do Estado, onde as 53 lideranças das Subseções da Seccional, diretoria, e membros das Comissões da OAB/SC estiveram discutindo proposições e pautas importantes para a advocacia catarinense. A presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, conduziu os trabalhos do último dia do evento.
"Esse ano, o que mais podemos dizer, nós todos, é gratidão. Somos só gratidão. Foi e tem sido um ano de grandes conquistas, vitórias e parceria de todos(as) em prol da advocacia de todo nosso Estado. É como sempre digo, não fazemos nada sozinhos e tudo que realizamos, é prova da nossa união e amor pelo que fazemos. Agradeço a todos os presidentes que estiveram conosco e que trabalham dia e noite por suas Subseções. Agradeço a minha diretoria pela parceria neste ano incrível e agradeço ao presidente Óliver, pela recepção e acolhida, encerrando com chave de ouro o último Colégio deste ano", enfatizou a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio.
"Primeiramente, gostaria de parabenizar todos os presidentes, a diretoria da OAB/SC, na pessoa da presidente Cláudia, agradecer ao nosso anfitrião, presidente Óliver, pela recepção, pelo Colégio, pela forma como foram encaminhadas as proposições e pautas em prol da advocacia catarinense", destacou o presidente do CFOAB, Rafael de Assis Horn.
Apresentação da Comissão Especial de Acompanhamento da Reforma do Código Civil
Um dos assuntos levado em pauta, foi a apresentação da Comissão Especial de Acompanhamento da Reforma do Código Civil da OAB/SC. A Comissão da Seccional, é temporária e tem como ideia principal desenvolver um plano de trabalho visando coletar contribuições dos colegas de todas as Subseções de Santa Catarina que serão oportunamente remetidas ao Senado Federal.
A exposição da apresentação foi feita pelas advogadas da OAB Santa Catarina, Patrícia Ribas Athanázio Hruschka (presidente da Comissão) e Luciana Faísca Nahas (vice-presidente). No último mês de outubro, a Ordem catarinense esteve presente, representada pelas advogadas, Patrícia Ribas Athanázio Hruschka, Luciana Faísca Nahas e Ana Paula Oliveira Antunes, na 1ª audiência pública da Comissão Especial para atualização da lei 10.406/2002 (Código Civil), instituída pelo Presidente do Senado Federal, em agosto deste ano.
“Nós desenvolvemos um plano de ação. Então, todos os advogados inscritos na Comissão, nós elaboramos uma divisão de trabalho, em grupo. Nós estamos trabalhando muito, estamos mostrando que a advocacia catarinense tem muita contribuição a dar e quero acreditar que este convite é um grande desafio”, destacou a presidente da Comissão Especial de Acompanhamento da Reforma Civil, Patrícia Ribas Athanazio Hruschka.
“E essa Comissão, pessoal, ela tem, se vocês tiverem e quiserem acompanhar, advogados e professores de todo o Estado. Ao meu ver, depois da Constituição, o Código Civil é a Lei mais importante que nós temos. Nós estamos aqui à disposição de toda a advocacia catarinense para levar propostas e sugestões", ressaltou a vice-presidente da Comissão, Luciana Faísca Nahas.
ESA/SC e Comissões
Finalizando as pautas do Colégio, a vice-diretora da ESA/SC, Vanessa Barcelos, destacou os principais números conquistados pela Escola e os próximos projetos, deixando a ESA/SC à total disposição para atender e trabalhar junto com as 53 Subseções do Estado.
O Coordenador-geral das Comissões da Seccional, Pedro Cascaes Neto, agradeceu a parceria de todos(as) os presidentes de Subseções e Comissões pela parceria neste ano de 2023, destacando os grandes números realizados pelos eventos em todo o Estado catarinense, mostrando e o compromisso da advocacia com conhecimento e qualificação profissional.
Compuseram a mesa diretiva: o vice-presidente do CFOAB, Rafael de Assis Horn; o vice-presidente da OAB/SC, Eduardo de Mello e Souza; o secretário-geral adjunto, Thiago Degasperin; o diretor tesoureiro da OAB/SC, Rafael Burigo Serafim; a diretora tesoureira adjunta, Caroline Rasmussen; o presidente da OAB Joinville, Óliver Jander; Patricia Ribas Athanazio Hruschka, vice-presidente da OAB Blumenau e presidente da Comissão Especial de Acompanhamento da Reforma do Código Civil, Luciana Faísca Nahas, vice-presidente da Comissão Especial de Acompanhamento da Reforma do Código Civil e Maria de Lourdes Zimath, conselheira Federal da OAB/SC.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC