Em duas cerimônias na manhã desta quinta-feira (17) na OAB/SC, 94 advogados e dois estagiários receberam credenciais da Ordem. Participaram das solenidades o presidente da OAB/SC, Tullo Cavallazzi Filho, o vice-presidente Marcus Antônio Luiz da Silva, a Secretária-Geral Ana Blasi, o presidente da CAASC, Paulo Brincas, os conselheiros estaduais Claudia Prudêncio e Eduardo de Mello e Souza; o coordenador de Finanças da ESA, Pedro Henrique Reschke; o diretor de Seguridade do OABPrev-SC, Luis Fabiano de Araújo Giannini; e a integrante da Comissão do Jovem Advogado Valeska Helen Vasconcellos Gerlach. O ministro do STJ Paulo Benjamin Fragoso Gallotti e o delegado federal Ildo Rosa também estavam presentes, bem como a conselheira estadual Sabine Muller Souto.
“Nossas vidas são feitas de rituais de passagem. A função do ritual de passagem é marcar a vida de vocês com símbolos e mensagens, que têm de ficar marcadas como tatuagem”, disse Eduardo de Mello e Souza em sua saudação. Professor de alguns dos novos advogados, os quais nomeou da tribuna, discorreu sobre o papel da OAB/SC como instituição e dos advogados como profissionais. Apontou crises no judiciário, na economia e no ensino, permeadas por uma crise de moralidade. Mas lembrou que crise pode significar oportunidade, conceitos inclusive representados pelo mesmo ideograma chinês. Lembrou que recentemente o judiciário brasileiro bateu a marca dos 100 milhões de processos em tramitação, dos quais estima que 40% sejam ações em que o “Estado resiste à Justiça”. Disse que o sucateamento das universidades produz operadores do direito mal preparados, e que isso é um dos fatores para a crise do judiciário. Aos novos advogados, deu três conselhos: estudo constante, alteridade e resiliência.
A conselheira Claudia Prudêncio, também professora, saudou os novos profissionais na segunda cerimônia. “Para chegar aqui, foram cinco longos anos de estudos. Isso é uma vitória. Nós advogados exercemos um sacerdócio”, disse. Mas alertou sobre dificuldades que não tardarão a aparecer. “Já no início, vocês verão o desrespeito à advocacia. Nesse momento, temos a OAB para acolher, orientar e ajudar naquilo que for necessário”, disse.
Na oportunidade, a ESA entregou um Certificado de Formação Profissional a Douglas de Siqueira Pedrinho. Criado pela ESA este ano, o Certificado é entregue ao aluno que cursar um curso Telepresencial no período entre o pedido de inscrição na OAB e o recebimento da credencial.
Na noite anterior às cerimônias, os novos advogados foram recebidos na OAB/SC pela Comissão do Jovem Advogado, que detalhou os projetos realizados na Seccional e prestou orientações sobre abertura de escritório, tributação, postura ética e profissional, peticionamento e processo digital. O coordenador-geral do Sistema Estadual de Fiscalização, Vanderlei de Sousa, falou sobre publicidade e detalhes as ações de fiscalização da Seccional.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC