A agenda desta semana da presidente Cláudia Prudêncio encerrou em Curitiba, onde, nesta sexta-feira (29), esteve presente e ministrou uma palestra na “III Conferência Estadual das Mulheres Advogadas da OAB Paraná”, na Sede da Ordem do Paraná. A abertura do evento contou com grandes lideranças da advocacia nacional e paranaense e foi conduzida pela presidente da Seccional local, Marilena Winter, e pela presidente da CMA, Emma Bueno.
Estiveram presentes também, representando a Ordem catarinense, juntamente com a presidente, a secretária-geral da OAB/SC, Maria Teresinha Erbs; a presidente da Comissão Estadual da Mulher Advogada da Seccional, Karen De Pauli Nascimento e a presidente do TED da OAB/SC, Luciane Mortari. Representando o CFOAB, esteve presente também a presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada Cristiane Damasceno.
“Ver a advocacia feminina com tanta força em todo o País me alegra muito. Nós estamos ocupando, com muito trabalho e liderança, espaços que antes eram exclusivamente do mundo masculino. Seguimos mostrando dia após dia que somos extremamente capazes de liderar, gestar, empreender e sermos independentes. Eventos como a III Conferência Estadual das Mulheres Advogadas da OAB Paraná são de uma necessidade sem tamanho, para seguirmos juntas, unidas e somando nossas forças. Parabenizo a presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, por seu trabalho à frente da Seccional do Paraná, como uma grande mulher de Ordem e parabenizo também a presidente da Comissão das Mulheres Advogadas do Paraná, Emma Bueno, pela iniciativa tão necessária e importante. Muito obrigada pelo convite de estar aqui hoje e poder falar com mulheres tão fortes”, enfatizou a presidente da Seccional catarinense, Cláudia Prudêncio.
“No Paraná, nós somamos 43.523 mulheres no dia de hoje, ao lado de 42.661 advogados. Somos quase mil mulheres advogadas a mais que os homens aqui no Paraná. É por este motivo, que a luta pelos direitos das mulheres, não apenas pela paridade de gênero, precisa ser incansável, constante, dentro e fora da advocacia. Os desafios ainda são imensos, são muitos os obstáculos a serem enfrentados para o avanço das mulheres, na sociedade e na advocacia. Como bem diz a Dra. Cristiane Damaceno, presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, O meio jurídico não está imune a práticas discriminatórias e de assédio no trabalho”, afirmou a presidente da OAB Paraná, Marilena Winter.
“Não pensem que o nosso trabalho aqui na OAB, e eu posso falar por essas mulheres que estão aqui nessa mesa, tem algum interesse. Se a gente perguntar quem foi o primeiro presidente do Conselho Federal, talvez a gente não consiga lembrar. Mas se a gente perguntar pelo Sobral Pinto, a gente sabe quem é. Porque ele deixou algum legado, ele fez alguma coisa para alguém. Então eu acho que temos que ter propósito, e eu to batendo nessa tecla presidente, em todos os meus discursos. Porque não podemos passar por essa vida sem deixar um legado no coração das pessoas” , comentou a presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Cristiane Damasceno.
O evento promovido pela Comissão das Mulheres Advogadas (CMA) da Seccional do Paraná tem o objetivo de promover um amplo debate acerca da advocacia, observando as questões de gênero, exercício da profissão, avanços e retrocessos. O painel conduzido pela presidente Cláudia Prudêncio teve como tema “Minha história”.
Entre os temas abordados durante todo dia, estão: Diversidade; Letramento racial; Diversidade/Etarismo; Gênero; Mulheres com deficiência; Carreira e Advocacia; Violências contra a mulher; Violência Política de gênero; Violência Patrimonial; Prerrogativas da Mulher Advogada e Violência Física. Ainda, acontecerão dois Workshops de tema: Liderança e posicionamento da mulher advogada e Marketing Jurídico: limites e estratégias.
O painel de encerramento terá como tema a palestra sobre “Perspectiva de gênero no judiciário com assinatura da renovação do convênio da OAB e das entidades do sistema de Justiça.”
Assessoria de Comunicação da OAB/SC