Na segunda-feira (07), a OAB/SC vai promover o 1º Encontro Regional de Educação Jurídica de Santa Catarina. O projeto, que é uma iniciativa da Seccional por meio da Comissão de Educação Jurídica, vai acontecer na Subseção da Ordem em Criciúma e tem como objetivo promover a valorização da docência e do professor advogado.
Na programação do encontro, constam quatro palestras, cujos temas são ‘Comissão de Educação Jurídica da OAB/SC e a Valorização Docente: Limites e Possibilidades’; ‘Núcleo Docente Estruturante e a Situação Institucional do Professor’; ‘Desafios da Carreira Docente Frente às Inovações no Ensino Jurídico’; e ‘Comissão Nacional de Educação Jurídica OAB: Atuação e Representatividade’.
Estarão à frente das palestras a professora e presidente da Comissão de Educação Jurídica, Iôni Heiderscheidt; a diretora da Academia Catarinense de Letras Jurídicas (Acalej), Elizete Lanzoni; o vice-reitor da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) e secretário da Comissão de Educação Jurídica da OAB/SC, Daniel Ribeiro; e a professora e secretária-adjunta da Comissão de Educação Jurídica da OAB/SC, Helena Pascoal Pitsica.
De acordo com o presidente da OAB/SC, Rafael Horn, o evento foi idealizado para promover o debate sobre educação jurídica, além de ser um facilitador na interlocução entre a Ordem e as faculdades de Direito do Estado. “Essa conexão é importante, principalmente, porque o foco está na valorização dos professores, os responsáveis pela formação da advocacia. Além disso, o encontro possibilitará, por meio de suas palestras, abordar ações conjuntas voltadas à qualidade do ensino jurídico e de melhorias às condições de trabalho aos docentes”, disse.
Na mesma linha de Horn, a presidente da Comissão de Educação Jurídica da Seccional, Iôni Heiderscheidt, também acredita que o evento aproxima a Ordem e as faculdades com o intuito de discutir a educação jurídica no Estado. A dirigente pontuou ainda que a intenção é levar o debate além da Capital catarinense. “A nossa ideia é dialogar com as instituições de ensino sobre a educação jurídica e seus desafios. O evento do dia 7 de outubro será o primeiro de muitos encontros, que promoveremos nas subseções da OAB/SC”, disse.
Mais informações
Sobre o público-alvo do 1º Encontro Regional de Educação Jurídica de Santa Catarina, Iôni destacou que o intuito é atrair gestores, professores e alunos dos cursos de Direito da região, que terão participação efetiva no debate e na realização de ações em prol da melhoria do ensino jurídico no Estado.
A primeira edição do evento acontecerá no dia 7 de outubro, no auditório OAB Criciúma, localizado na Rua Martinho Lutero, número 20, no bairro de Pinheirinho, das 19h às 22h. As inscrições são gratuitas e estão abertas no site http://www.oab-sc.org.br/cursos-eventos/2019/10/07/i-encontro-regional-educacao-juridica-santa-catarina-valorizacao-docencia-e-do-professor-advogado/3765. As vagas são limitadas.
O 1º Encontro Regional de Educação Jurídica de Santa Catarina é uma iniciativa da OAB/SC e conta com o apoio da Subseção de Criciúma, Unesc, Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) e Escola Superior de Criciúma (Esucri).
Assessoria de Comunicação da OAB/SC