O presidente da OAB/SC, Rafael Horn, participou na tarde desta segunda-feira (15), de forma remota, da posse do novo desembargador do TRT 12, Nivaldo Stankiewicz. A solenidade foi realizada por meio de videoconferência, com transmissão pelo canal do TRT-SC no YouTube, em razão das medidas de distanciamento social adotadas no enfrentamento da Covid-19. Essa foi a primeira posse virtual executada pelo Tribunal Regional do Trabalho no Estado de Santa Catarina.
Natural de Curitiba, o magistrado passou a ocupar a vaga decorrente da aposentadoria do desembargador Gilmar Cavalieri, em fevereiro.
Em seu discurso de cumprimento ao novo desembargador, o presidente da OAB/SC, Rafael Horn, agradeceu, em nome da advocacia catarinense, o diálogo institucional com a OAB/SC junto ao TRT12, neste momento excepcional de crise do Coronavírus. “Registro aqui o pleno apoio da OAB nas medidas que busquem, através da inovação, a modernização ao funcionamento do Judiciário, como também a confiança que tais medidas buscarão aproximar, por meio de tecnologia, a advocacia do sistema de justiça, garantindo assim acesso pleno dos operadores e autoridades judiciárias, bem como a segurança jurídica e sanitária”, observou.
O dirigente destacou ainda a importância da relação da tecnologia e do Judiciário com a sociedade. “No cenário dramático de 13 milhões de desempregados, isso é muito mais que um número expressivo, representa um contingente de brasileiros e brasileiras que estão em risco, famílias que veem a fome bater à porta, sem acesso ao mínimo de cidadania e muito menos a qualquer ferramenta tecnológica. É pensando nessas pessoas que a Ordem reitera ser apoiadora de medidas inovadoras, desde que inclusivas e que, portanto, fortaleçam a cidadania, pois inovação sem inclusividade em um país com tanta desigualdade traz ainda mais injustiça e é neste cenário desafiador que hoje o desembargador, Nivaldo Stankiewicz, toma posse, com enorme torcida e expectativa da OAB/SC, fruto de brilhante carreira e trajetória de vida”, salientou.
O novo desembargador, Nivaldo Stankiewicz, relembrou com emoção sua trajetória como magistrado, agradeceu seus familiares, colegas e demais profissionais do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região que aprovaram com unanimidade o seu nome para ocupar o cargo. “Agradeço também as palavras carinhosas e de incentivo do presidente da OAB/SC, Rafael Horn, e em seu nome cumprimento todos os advogados do Estado de Santa Catarina. Nutro grande apresso pela classe dos advogados, como um dos pilares da Justiça”, destacou.
Biografia
Nivaldo Stankiewicz formou-se em Direito em 1985 pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), instituição onde também cursou pós-graduação em Processo Civil. Posteriormente, tornou-se mestre em Ciência Jurídica pela Univali e ingressou na Justiça do Trabalho de Santa Catarina em 1992, sendo promovido a juiz titular da Vara do Trabalho de Xanxerê quatro anos depois.
Nos anos seguintes, o juiz atuou em diversas cidades do estado, entre elas Joaçaba, Jaraguá do Sul e Porto União, até tornar-se juiz titular em Joinville, cidade onde permanece trabalhando desde 2006. A partir de 2014, o magistrado também passou a atuar como juiz convocado do Tribunal no julgamento de decisões colegiadas.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC