Teve início nesta segunda-feira (27), a 24ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, evento do CFOAB, no ExpoMinas em Belo Horizonte. A presidente da Ordem catarinense, Cláudia Prudêncio, participou da cerimônia, juntamente com os demais presidentes de Seccionais. A solenidade foi conduzida pelo presidente do CFOAB, Beto Simonetti, juntamente com o presidente da OAB Minas Gerais e afitrião do evento, Sérgio Leonardo.
A mesa da cerimônia foi composta pelo vice-presidente do CFOAB, Rafael Horn; pela secretária-geral do CFOAB, Sayury Otoni; pela secretária-geral adjunta do CFOAB, Milena Gama; pelo diretor-tesoureiro do CFOAB, Leonardo Campos e lideranças nacionais da advocacia e do País.
Também estiveram presentes, juntamente com a presidente da Seccional, o vice-presidente da OAB/SC, Eduardo de Mello e Souza; o diretor Tesoureiro da OAB/SC, Rafael Búrigo Serafim; o secretário-geral adjunto da OAB/SC, Thiago Degasperin; a diretora-tesoureira adjunta da OAB/SC, Caroline Rasmussen; presidente da CAASC, Juliano Mandelli; diretoria da CAASC, presidentes de Subseções e conselheiros(as).
“Estar aqui é ver a história da advocacia brasileira acontecer. É ver a união, entrega e paixão de todos pela advocacia. Serão dias e dias para debates, encontros, conhecimento e futuro. A 24ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira é, sem dúvida, um sucesso sem precedentes e totalmente á altura do que nossos advogados e advogadas merecem. Parabéns ao Conselho Federal, ao presidente Beto Simonetti, ao vice-presidente Rafael Horn e a OAB Minas Gerais, em nome do presidente Sérgio Leonardo, pela recepção e pelo compromisso de fazer tudo acontecer”, destacou a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio.
Com o tema “Constituição, Democracia e Liberdades”, a Conferência, que segue até quarta-feira (29), discutirá as principais questões do universo jurídico, em especial, as questões do momento atual do país. Serão 50 painéis e duas conferências magnas, totalizando quase 400 palestrantes nacionais e internacionais.
“Senhoras e senhores, faço aqui uma confissão: Minas Gerais é um Estado que me emociona muito. Há em Minas, poetas que tocam profundamente a alma. Trago versos do Itabirano Carlos Drummond de Andrade, que devem inspirar a nossa interação nesses três dias: “Não serei o poeta de um mundo caduco, também não cantarei o mundo futuro. Estou preso à vida e olho meus companheiros. Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças entre eles” Considero a enorme realidade, o presente é tão grande, não nos afastemos, vamos de mãos dadas. Este é meu recado de hoje, vamos de mãos dadas. E para encerrar, encontraremos o tom, o tom do diálogo, o tom de um Brasil melhor, o tom da pacificação social que buscamos há anos. Não deixaremos de ouvir a voz da esperança de um Brasil melhor. Viva a advocacia brasileira”, enfatizou o presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti.
“Minas Gerais acolhe e recebe com muito carinho toda a advocacia brasileira no maior evento jurídico presencial do mundo. Obrigado a cada um dos 22 mil inscritos para este evento”, ressaltou o presidente da OAB Minas Gerais, Sérgio Leonardo.
Outorga da Medalha Rui Barbosa
Ainda, durante a Solenidade de abertura, foi realizada a outorga da Medalha Rui Barbosa a Bernardo Cabral, sendo agora o 20º condecorado com a honraria na história da OAB. A concessão da Medalha Rui Barbosa foi aprovada por aclamação durante sessão do Conselho Pleno do CFOAB em abril deste ano.
Em sua trajetória profissional, Cabral atuou como advogado, jornalista, promotor, chefe de polícia e psicólogo. Aos 30 anos, iniciou sua carreira política. Presidiu o Conselho Federal da OAB no biênio 1981-1983. Anteriormente, ocupou os postos de secretário-geral e conselheiro federal. Foi relator-geral da Assembleia Constituinte, e sugeriu a inclusão na Carta de 1988 do artigo 133, que define o advogado como indispensável à administração da Justiça.
A Medalha Rui Barbosa é conferida às grandes personalidades da advocacia brasileira pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O primeiro agraciado com a medalha foi Heráclito Fontoura Sobral Pinto, em 5 de novembro de 1971.
Homenagens
Durante a solenidade, aconteceram homenagens ao Patrono Nacional da 24ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, Alberto Simonetti Cabral Filho, advogado atuante eleito por quatro vezes Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Amazonas, entre os anos de 1993 e 2006 e ao Patrono Local da 24ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, Jair Leonardo Lopes, advogado, professor, ex-presidente da OAB-MG e ex-desembargador, pelo trabalho realizado em prol da advocacia brasileira e pela história para com a Ordem.
Conferência Magna de Abertura
Após o término da Solenidade de abertura, teve início a Conferência Magna de Abertura, conduzida pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso.
A programação da Conferência pode ser conferida clicando aqui.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC