A OAB/SC comprovou a veracidade do resultado da eleição suplementar no município de Petrolândia. Os boletins emitidos pelas urnas eletrônicas utilizadas no pleito foram auditados pela Seccional na tarde desta quarta-feira (16). O procedimento inédito confirmou a lisura do processo, divulgado no último domingo (13), pelo TRE/SC.
Os documentos submetidos à auditoria foram os extratos emitidos por cada uma das urnas eletrônicas disponíveis no dia da eleição. Esses boletins foram lacrados em uma urna de lona, a qual foi aberta nesta tarde pelo presidente da OAB/SC, Rafael Horn.
“Comprovamos a segurança das urnas eletrônicas e a transparência do trabalho realizado pelos organismos eleitorais do estado nesta eleição em Petrolândia. Estamos honrados por exercer mais uma vez o papel da OAB/SC enquanto porta-voz da sociedade civil, assegurando aos catarinenses a veracidade das eleições realizadas em Santa Catarina", declarou Horn.
O desembargador Fernando Carioni, presidente do TRE/SC, destacou a parceria da OAB/SC no procedimento, realizado pela primeira vez depois da totalização dos votos e da divulgação do resultado.
“Estamos orgulhosos por contar com o brilhante trabalho da OAB/SC, que é uma instituição de extrema confiança, nesta inovadora auditoria”, ressaltou Carioni. Ele ainda agradeceu, em especial, aos profissionais da Subseção de Rio do Sul por terem “abraçado a causa com uma espontaneidade fabulosa”.
A eleição suplementar em Petrolândia foi a primeira no estado acompanhada de perto por observadores internacionais. O presidente da Junta Diretora da Caoeste (Conferência Americana de Órgãos Eleitorais Subnacionais para Transparência Eleitoral) e conselheiro estadual da OAB/SC, Marcelo Peregrino, disse que a opinião dos auditores foi unânime: o Brasil conta com o processo eleitoral mais seguro – e cobiçado – do mundo.
O presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/SC, Paulo Fretta Moreira, enalteceu a transparência da eleição. “O resultado representou a vontade do eleitor, que é o destinatário final desse serviço prestado por todos os envolvidos no processo”, afirmou.
Presenças
Também participaram da etapa final de auditagem a vice-diretora da Escola Judiciária Eleitoral de Santa Catarina (Ejesc), Isabella Bertoncini, o secretário da Comissão de Auditoria do TRE/SC, Gonsalo Agostini Ribeiro, e o secretário Judiciário do TRE/SC, Maximiniano Sobral.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC