Foi dada a largada! Começou nesta segunda-feira (29) o ciclo de atividades do mês da Advocacia da OAB Santa Catarina. Serão 34 dias de programação intensa com mais de 90 atividades em todo o Estado, que se propõem a repensar a advocacia e o futuro da profissão. Na abertura, as comissões de Direito Constitucional e Direitos Humanos, presididas pelos advogados Ruy Samuel Espíndola e Matheus Felipe de Castro, respectivamente, se reuniram no auditório da OAB/SC para debater ‘ A importância da advocacia para a proteção da constituição e dos direitos humanos’.
O secretário geral da OAB/SC, Eduardo de Mello e Souza, representou a presidente em exercício, Luciane Mortari, no ato. Em seu discurso mencionou a importância de se discutir o futuro da profissão e de se dar início ao mês da advocacia com temas pertinentes ao momento: “Comemoramos o mês, oportunizando aos nossos colegas um ambiente de troca de conhecimento. Estamos aqui para dialogar sobre uma grande preocupação da nossa Seccional nesse momento, que é a existência do Direito Constitucional que valha para todos, e esse entendimento precisa ser difundido. Essa é a nossa premissa: única e exclusivamente a defesa dos direitos constitucionais”, ponderou.
Ao encontro do discurso de Mello e Souza, o coordenador geral das Comissões, Pedro Miranda de Oliveira, também ressaltou a escolha da proposição do seminário para abrir as atividades do mês da advocacia: “Nossas atividades encerram no dia 30 de agosto e até lá teremos cerca de 90 eventos, dos quais 40 ocorrem na Capital – sendo três grandes congressos – e 50 em Subseções, cumprindo a promessa da nossa gestão de interiorizar o conhecimento. Para iniciar, nada melhor que um tema emblemático diante do período que vivemos, diante de tantos ataques a alguns dos direitos fundamentais que temos assistido no Brasil”, considerou Miranda.
A realização do Mês ainda conta com amplo apoio da Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina - CAASC. “A CAASC está aqui subsidiando e auxiliando a cuidar do futuro das nossas advogadas e advogados e promover ações que oportunizem a ampliação do conhecimento. Para nós é uma honra estarmos lado a lado nessa iniciativa linda que se propõe a brindar a nossa profissão, ressaltar sua importância e gerar conteúdo de valor, ainda mais ao lado do Doutor Ruy Samuel Espíndola que é um dos grandes especialistas em Direito Constitucional em Santa Catarina”, disse a presidente da CAASC, Cláudia Prudêncio.
Mês da Advocacia
Marco para a profissão em Santa Catarina, o Mês mobiliza Subseções, Comissões e a Escola Superior da Advocacia da OAB/SC, contando com o apoio da CAASC. Ao longo da programação, o Sistema OAB estará mobilizado para promover diversas iniciativas para pensar o futuro, os avanços e os desafios da Advocacia 4.0 com palestras, debates, painéis de apresentação sobre temas específicos e três congressos com dois dias de duração cada.
Em comemoração ao dia 11 de agosto, a Seccional preparou uma agenda repleta de atividades. Em Florianópolis, serão 40 iniciativas e outras 50 devem acontecer nas Subseções, trazendo olhares diversos sobre os ramos da atividade profissional. As inscrições podem ser feitas aqui. Em 16 eventos a entrada é gratuita e os demais têm adesão de até RS 70.
Acesse também:
Assessoria de Comunicação da OAB/SC