Nesta terça-feira (11), é celebrado o Dia da Internet Segura. A Comissão de Direito Digital da OAB/SC alerta sobre como proteger informações pessoais em sites e aponta meios mais adequados para manter os dados totalmente seguros.
O cidadão deve buscar mecanismos de controle para disposição dos seus dados pessoais, utilizar filtros de privacidade, evitar usar as mesmas senhas e até mesmo ter cuidado redobrado com exposição pessoal nas redes sociais.
“A nossa preocupação maior na data de hoje é justamente fortalecer a cultura da segurança da informação, que é um dos pilares da proteção e privacidade de dados, o qual o Brasil, seguindo a linha da União Europeia, sancionou e agora está prestes a entrar em vigor – A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD - 13709/2018)”, segundo a presidente da Comissão de Direito Digital, Sandra Vilela.
Sobre transações financeiras na internet, a presidente disse que os usuários devem apenas usar aplicativo do banco, para compras online, utilizar um cartão virtual para evitar a reserva dos dados bancários dos cidadãos. Veja mais dicas nesta matéria em que a OAB/SC orienta como os usuários podem agir em casos de ofensas nas redes sociais.
Políticas públicas
A presidente também defende mais políticas públicas e educacionais para buscar reduzir “ações que afetem a privacidade e discutir mais questões como ética e valores na sociedade da informação”. Afirma ainda que: “As políticas de conscientização precisam ser melhoradas, e mais trabalhos em parceria com as instituições civis, governos e os grandes provedores da Internet, precisam ser desenvolvidos em prol de uma sociedade digital mais segura”.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC