As chuvas voltaram a fazer grandes estragos nesta quinta-feira (2). O município de Quilombo, localizado no Oeste do Estado, amanheceu alagado. Desde modo, como forma de tentar tranquilizar a advocacia, a OAB/SC, juntamente com a Subseção de Chapecó, solicitou ao TJSC e a JFSC a suspensão dos prazos processuais e audiências na Comarca de Quilombo até a próxima terça-feira (7).
A OAB Santa Catarina, CAASC e Subseção de Chapecó seguem acompanhando de forma vigilante a situação do município.
“Estamos acompanhando, a pedido de nossa presidente Cláudia Prudêncio, a situação em Quilombo, desde o início das ocorrências de alagamentos, prestando todo o auxílio e solidariedade aos advogados(as) que, infelizmente, tiveram seus escritórios alagados. Quem necessitar de ajuda, procure-nos. Estamos à disposição e esperançosos para que a situação se normalize em breve”, concluiu o secretário-geral adjunto da OAB/SC, Thiago Degasperin.
"A Subseção de Chapecó se solidariza com nossos colegas que infelizmente, tiveram seus escritórios atingidos pelas fortes chuvas. Seguimos a total disposição para o que for necessário. Estamos todos juntos em mais este desafio e sem dúvida, unidos, conseguiremos passar por este episódio. Contem conosco", ressaltou a presidente da Subseção de Chapecó, Maria Tereza Zandavalli Lima.
Vale lembrar que a advocacia conta com um suporte do Sistema OAB, oferecido pela CAASC, que prevê a concessão de auxílio emergencial para advogados e advogadas que são atingidos por fenômenos naturais climáticos, como alagamentos, vendavais, enchentes, ciclones e tornados.
Para acionar o auxílio, o advogado em situação de vulnerabilidade social deve protocolar o pedido no site da CAASC e acionar a área de protocolo digital.
A OAB/SC se solidariza com os atingidos e segue auxiliando no que for necessário.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC