Nesta sexta-feira (20), foi realizada mais uma Sessão Ordinária do Conselho Pleno de 2023 da OAB Santa Catarina, desta vez, de forma totalmente virtual, devido às condições climáticas do Estado no último mês. Na ocasião, conselheiros e conselheiras estaduais e diretoria da OAB/SC discutiram pautas, questões internas da Ordem e aprovação das contas das Subseções de Balneário Piçarras e Porto União.
A presidente da Seccional, que conduziu os trabalhos, deu as boas vindas “Desta vez, estamos reunidos de forma virtual por uma questão maior. Sabemos como o último mês prejudicou nosso Estado com as fortes chuvas, enchentes e deste modo, por motivo de segurança e entendendo que nem todos podem se deslocar até a Capital, tomamos a decisão de realizar a nossa Sessão Ordinária do Conselho Pleno desta forma. Mesmo longe fisicamente, estamos juntos em mais um dia de muito trabalho”, concluiu.
Ainda, foram citados pela presidente da Seccional os últimos feitos da Ordem auxílio à advocacia neste período de chuvas , dentre eles os pedidos de suspensão de prazos processuais.
A vice-presidente da CAASC, Herta de Souza, representando o presidente Juliano Mandelli, destacou sobre o SOS Calamidade e sobre o apoio que a CAASC tem oferecido aos advogados e advogadas atingidos pelas chuvas. "O presidente Juliano Mandelli esteve com uma equipe da CAASC em Taió e Rio do Sul. Encontramos advogados e advogadas que chegaram a perder tudo e outros com lama com altura de cerca de um metro no interior dos seus escritórios. Nossa equipe ajudou com eletricista, limpeza e com apoio de técnico em informática para reestruturar os escritórios mais devastados da região", comentou.
Apresentação do Projeto Perfil ADV
Entre os assuntos discutidos durante a Sessão, o secretário-geral adjunto da OAB/SC, Thiago Degasperin, realizou a apresentação do Projeto Perfil ADV, o primeiro estudo demográfico da advocacia brasileira, do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.
A iniciativa do Projeto é conhecer a realidade de advogados e advogadas de todo o país, identificando dificuldades, peculiaridades e características regionais do exercício profissional. Ao todo, o levantamento on-line reúne 42 questões divididas por temas, que podem ser respondidas em apenas 15 minutos e de forma anônima.
“Fui incumbido de representar a nossa Seccional nesse grupo do Conselho Federal, a respeito do primeiro estudo demográfico da advocacia brasileira, o perfil ADV. O objetivo dessa pesquisa, dessa iniciativa, é aproximar a OAB ainda mais da realidade dos advogados e advogadas de todo o país. Por isso a necessidade dessa pesquisa que visa identificar essas dificuldades, as peculiaridades e as características regionais do exercício da profissão. Então participar dessa pesquisa, mostra o compromisso contínuo também da nossa Seccional, com esse aprimoramento, esse fortalecimento da advocacia”, destacou o secretário-geral adjunto da OAB/SC, Thiago Degasperin.
“Parabenizo a OAB/SC na promoção rápida, na divulgação do Perfil ADV aqui em Santa Catarina. O perfil ADV é o primeiro perfil demográfico da advocacia brasileira, e a maior pesquisa já realizada pelo Conselho Federal e pelo sistema OAB. Já temos mais de 30 mil respostas aos questionários que foram encaminhados. O que vai nos dar a possibilidade, em conjunto com a Fundação Getúlio Vargas, do maior diagnóstico da realidade sócioeconômica da advocacia brasileira”, salientou o vice-presidente da OAB Nacional, Rafael Horn.
Para realizar sua participação no Projeto e saber mais sobre, clique aqui.
Também estiveram presentes: Maria Teresinha Erbs, secretária-geral da OAB/SC; Rafael Búrigo Serafim, diretor tesoureiro da OAB/SC; Caroline Rasmussen, diretora tesoureira adjunta da OAB/SC; Jorge Mazera coordenador de relacionamento com a Justiça Federal da Seccional; Pedro Cascaes Neto, Coordenador-geral das Comissões; Douglas Anderson Dal Monte, diretor da ESA/SC; Alexandre Evangelista, coordenador de relacionamento com a Justiça Estadual da OAB/SC; Elisângela Schaitel, secretária-geral adjunta da CAASC; Gilberto Lopes, presidente do IASC.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC