Iniciando essa quinta-feira (30), a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, juntamente ao presidente da OAB Palhoça, Ezair Meurer e do juiz ouvidor do TRE-SC, Willian Medeiros de Quadros, participou da solenidade de inauguração da 107ª Zona Eleitoral de Santa Catarina, instalada pelo TRE-SC, presidido pelo desembargador Alexandre d'Ivanenko, em Palhoça. A criação da nova Zona Eleitoral considera a ampliação do eleitorado de Palhoça, que já ultrapassa 150 mil pessoas.
A Resolução aprovada pelo Tribunal estabelece a recomposição do eleitorado e a alteração nas competências jurisdicionais do município. Palhoça contava apenas com a 24ª ZE, sendo assim, a inauguração permite uma melhora no atendimento e na condução da eleição no município.
“Muitas vezes a gente não consegue dar a atenção necessária às nossas comarcas, as nossas subseções, que estão nessa grande mistura, e mais uma vez o nosso Tribunal Regional Eleitoral, junto com o Tribunal de Justiça, teve o olhar sensível para nossa comunidade. O Tribunal Eleitoral regional é um grande parceiro, um grande amigo da advocacia catarinense. E sei da necessidade desse olhar que hoje está tendo com a nossa comarca de Palhoça”, destacou a presidente da OAB Santa Catarina, Cláudia Prudêncio.
"O que essa inauguração vai trazer de benefício para a população? Vai trazer como benefício mais rapidez no processo. Vamos ter dois promotores, dois juízes, um em cada vara, e duas estruturas cartorárias”, afirmou o presidente do TRE-SC, Alexandre D’Ivanenko.
“Essa inauguração, vem trazer, claro, um melhor atendimento para o cidadão, para que ele tenha as suas demandas atendidas. Trazendo essa responsabilidade para a justiça de entregar para a população o melhor”, ressaltou o prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia.
A nova sede da nova ZE será a mesma do cartório eleitoral já existente e a medida não altera locais de votação.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC