A OAB Santa Catarina, juntamente com sua Comissão de Prerrogativas e Defesa de Honorários, abriu as portas nesta terça-feira (7), para realizar mais uma edição da Caravana das Prerrogativas, iniciativa oriunda do Conselho Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil. A presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio e o vice-presidente do CFOAB, Rafael Horn, realizaram a abertura oficial do evento no Plenário da Seccional.
O objetivo da Caravana é capacitar os profissionais sobre a atualização do Estatuto da Advocacia, estabelecer diálogo com as instituições, receber as demandas locais e debater as principais violações de prerrogativas em cada região.
“Este evento traz consigo um dos assuntos mais importantes de toda a advocacia, que é trabalhado diariamente por nossa Seccional: a defesa de nossas prerrogativas, que são o que nos permitem exercer nossa profissão de forma livre e respeitosa, fazendo o que nascemos para fazer, auxiliar a sociedade com mais justiça. Sem dúvida, essa iniciativa do nosso Conselho Federal é de grande relevância para tratarmos e discutirmos essa temática que será sempre atual. Que essa tarde seja de grande proveito a todos que aqui estão. Agradeço ao presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, Dr. Ricardo Breier por estar aqui conosco hoje. Agradeço também à nossa Comissão de Prerrogativas, por meio do presidente Marcelo Peregrino, pelo empenho e atenção com este assunto e com este evento" , destacou a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio.
“Não tenho dúvida de que esse trabalho conjunto, no dia de hoje, com todos os nossos colegas que lideram, que são conhecedores dos desafios das prerrogativas do país, com colegas que conhecem os desafios do exercício da advocacia em nosso estado de Santa Catarina, com esse conjunto, esse diálogo, nós sairemos muito maiores do que entramos, com grandes medidas, grandes ideias para que a advocacia brasileira seja cada vez mais valorizada”, comentou o vice-presidente da OAB Nacional, Rafael de Assis Horn.
“Nós estamos aqui para alinharmos nossos ideais, alinharmos as nossas condutas. E estamos conseguindo, graças ao esforço e ao apoio da presidente Cláudia Prudêncio, com coragem, com absoluto comprometimento, que fez calar todos que imaginavam que uma mulher não podia nos liderar em Santa Catarina, especialmente num tema das prerrogativas”, ressaltou o presidente da Comissão de Prerrogativas e Defesa de Honorários da OAB/SC, Marcelo Peregrino.
“Eu tenho a dizer Cláudia, que muito se questiona a participação da mulher na Ordem, mas aos poucos essa gestão tem quebrado essa cultura. E os diálogos do Conselho Federal, também tem quebrado essa cultura, e você tem representado muito a mulher pela meritocracia. Só está presidente de Ordem quem tem meritocracia”, enalteceu Ricardo Breier, presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia.
“Já estamos no 17° estado, realizando essa visita com a “Caravana das Prerrogativas”, e eu tenho a felicidade de estar como vice-presidente desse Sistema. Aceitei esse desafio porque para mim é uma pauta muito importante”, destacou a vice-presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, Cristina Lourenço.
“Eu quero louvar esse momento de reafirmação das nossas prerrogativas, das prerrogativas da advocacia, na verdade, prerrogativas da cidadania, um alicerce para o nosso Estado Democrático de Direito, um alicerce para a nossa sociedade. O advogado é a voz da sociedade, as prerrogativas reforçam a possibilidade do cidadão poder se expressar em favor da sua liberdade, na defesa da sua propriedade, na defesa dos seus direitos”, reiterou o presidente da CAASC, Juliano Mandelli.
Programação
A troca de experiências e debates promovida pela Caravana das Prerrogativas seguiu durante toda a tarde desta terça-feira, com uma programação extensa que abordou os seguintes assuntos: Painel dos Procuradores das Prerrogativas e de Defesa dos Honorários; Desafios das prerrogativas para a advocacia previdenciária; A advocacia criminal e as prerrogativas e os Desafios da Jovem Advocacia.
Compuseram a mesa diretiva: Cláudia Prudêncio, presidente da OAB/SC; Rafael Horn, vice-presidente da OAB Nacional; Ricardo Breier, presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia; Cristina Lourenço, vice-presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia; Cássio Lisandro Telles, procurador nacional adjunto da Procuradoria Nacional de Defesa das Prerrogativas; Caroline Rasmussen, tesoureira adjunta da OAB/SC; Juliano Mandelli, presidente da CAASC; Ludmila Hanisch, Coordenadora-adjunta das Comissões da OAB/SC; Marcelo Peregrino, presidente da Comissão de Prerrogativas e Defesa de Honorários da OAB/SC, Douglas Anderson Dal Monte, diretor-geral da ESA/SC; Isadora Mello Guimarães Barth, presidente da Comissão da Jovem Advocacia da OAB/SC; Rejane Sanchez, conselheira Federal da OAB/SC; Alexandre Evangelista Neto, coordenador de relacionamento com a Justiça Estadual da OAB/SC; Gilberto Lopes, presidente do IASC.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC