A OAB/SC informa que as agências do INSS permanecem fechadas para o atendimento presencial até o dia 22 de maio, conforme disposto na Portaria Conjunta n° 13, de 29 de abril de 2020. A data poderá ser antecipada ou prorrogada, considerando as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde para o enfrentamento da pandemia do Coronavírus.
Durante esse período, está garantido o atendimento através dos Canais de Atendimento Remoto do INSS: telefone 135, Meu INSS e INSS Digital. Os segurados e beneficiários também podem contar com plantão telefônico, destinado exclusivamente a prestar esclarecimento quanto à forma de acesso aos Canais.
A OAB/SC conseguiu junto à Superintendência Regional Sul do INSS os telefones de plantão de cada uma das Agências do INSS do Estado. Basta clicar aqui. A Seccional também orienta sobre eventual dificuldade na geração e validação das senhas iniciais do canal Meu INSS, o que pode ser solucionado de três formas:
a) pelo telefone 135;
b) junto aos bancos autorizados, quais sejam: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, BANRISUL, Bradesco, Itaú, Mercantil do Brasil, Santander, SICOOB, SICRED. Os bancos gerarão a senha a exemplo do que ocorria nas APS;
c) através do link “https://portaldeservicos.economia.gov.br/atendimento” da Secretaria de Governo Digital, que cuida da plataforma Gov.Br. Esse link permite escolher qual o problema com a senha, descrevê-lo e anexar documentos, e tem se mostrado uma eficiente ferramenta para solucionar problemas com essas senhas.
A OAB/SC, através da Comissão de Direito Previdenciário Regime Geral, tem mantido contínuo diálogo institucional com a Superintendência Regional Sul do INSS, no intuito de garantir o aperfeiçoamento dos canais virtuais Meu INSS e, principalmente, o INSS Digital, a fim de lhes conferir maior estabilidade, confiabilidade e usabilidade, a partir da ampliação do número de serviços disponíveis.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC