Na noite desta segunda-feira (12), dezenas de advogados e advogadas lotaram o auditório da subseção de Palhoça. Os profissionais participaram de um bate-papo com o presidente da OAB/SC, Rafael Horn. O encontro faz parte do projeto ‘Conversa com a Advocacia’. Na ocasião, o dirigente explanou o atual plano de gestão para o triênio da entidade e ouviu as principais demandas da classe.
Segundo Horn, o ‘Conversa com a Advocacia’ é um dos principais canais de interlocução da Ordem com os profissionais, considerados, por ele, indispensáveis na otimização do plano de gestão da OAB/SC. “Já passamos por diversas subseções e é sempre interessante ouvir o que os advogados e advogadas esperam de nós e como podemos construir juntos um plano participativo e cada vez mais eficiente. Com isso, além de podermos explicar as nossas propostas, tiramos dúvidas, aceitamos sugestões dos presentes e, dessa forma, podemos chegar ao consenso do que é melhor para o todo”, disse.
Durante o encontro, foram abordadas as temáticas de defesa de prerrogativas, independência institucional, anuidade congeladas, comissões, defesas dos honorários advocatícios, inclusividade, valorização do profissional, responsabilidade fiscal, fiscalização e regionalização do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), defesas de prerrogativas, entre outros assuntos.
Participaram desta edição do ‘Conversa com a Advocacia’ a presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina (CAASC), Cláudia Prudêncio e o presidente do OABPrev, Ezair Meurer. O projeto já percorreu mais de 40 subseções da OAB/SC. O próximo município a receber a iniciativa é Brusque, no próximo dia 28 de agosto.
Papo de Colega
Além da ‘Conversa com a Advocacia’, a Subseção de Palhoça também recebeu o projeto ‘Papo de Colega’, iniciativa que reúne os advogados com inscrições mais antigas e os profissionais com inscrições mais recentes na Ordem. Participaram da iniciativa em Palhoça o advogado Nereu Celeste Ghizoni, de 91 anos de idade e 58 anos de advocacia, e a advogada Tayná Ferreira, 24 anos e um mês de profissão.
Na ocasião, os profissionais falaram sobre suas carreiras, experiências e expectativas em relação à advocacia e agradeceram a oportunidade de se conhecerem e de participarem do projeto. Ghizoni lembrou dos seus primeiros anos como advogado, de como era trabalhar no passado e comparou a advocacia do ‘passado’ com a advocacia atual: “A advocacia de hoje evoluiu. Falo isso porque noto que os advogados têm mais facilidade para executarem suas funções, pois antigamente não se dispunha de tantas fontes de informações. As consultas eram feitas por meio de livro, enquanto hoje, o acesso às informações está mais fácil e pode ser realizado pela internet”, observou.
Já Tayná falou sobre a carreira iniciada recentemente e da vontade de contribuir para o fortalecimento da advocacia no país. Entre as prioridades da jovem está a busca pelo conhecimento, se especializar na área criminal, sem descuidar das outras áreas do Direito. “Precisamos sempre estar atentos aos novos Direitos, como, por exemplo, o Direito Digital, da Moda, entre outros”, disse. Sobre o ‘Papo de Colega’, ela foi só elogios. “Percebi que o jovem advogado não está sozinho e que as nossas angústias são coletivas, mas que bom que temos a OAB/SC para nos apoiar”, comentou.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC