O Conselho Pleno da OAB Santa Catarina esteve reunido, nesta sexta-feira (8), no Plenário da Seccional, para a última Sessão de 2023 , liderada pela presidente da Ordem catarinense, Cláudia Prudêncio, juntamente com membros da diretoria da Seccional e presidentes de Subseções. Na oportunidade, foram tratadas questões internas da Ordem e balanços das inúmeras conquistas e projetos realizados em prol da advocacia catarinense neste ano que se aproxima do fim.
A presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, iniciou a Sessão dando as boas vindas aos conselheiros estaduais e agradecendo a parceria de mais um ano: “Foi um ano gigante. Gigante em conquistas, entregas para a advocacia e desafios, todos superados. E isso só foi possível mais uma vez, pela ajuda e trabalho de todos(as) vocês. Fica aqui registrado meu muito obrigada a todos(as)”, ressaltou.
Ainda, dando início aos trabalhos do dia, foi prestada uma singela homenagem ao advogado Rômulo Mattos, de credencial nº 176, (in memoriam). Na ocasião, foram entregues todos os documentos do advogado aos filhos e netos, perante o Conselho, como forma de reconhecer toda a caminhada e compromisso com a advocacia.
“Esse ato representa muito mais que uma entrega de documentos, representa um reconhecimento e um carinho de uma caminhada longa, comprometida e apaixonada pela advocacia. Fica aqui, nosso respeito e gratidão pela figura de nosso colega, Dr. Rômulo Mattos”, enfatizou a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio.
Homenagem nova presidente AACRIMESC
Durante a sessão, a nova presidente da AACRIMESC, Elisângela Muniz, 1ª mulher a ser eleita para conduzir a Associação, foi homenageada pela Ordem catarinense, por meio da presidente Cláudia Prudêncio, membros da diretoria, presidentes de Subseções e todos(as) os(as) conselheiros(as).
“É de extrema importância para nós mulheres advogadas não só do estado de Santa Catarina, mas do país. A pesquisa realizada pelo Conselho Federal, mostra claramente que nós somos a maioria, somos 740 mil mulheres advogadas e 680 colegas advogados no país. E ainda está muito longe de nós mulheres estarmos em cargo de gestão, mas aquelas que almejam, que conseguiram e que nele estão, por favor, carreguem tantas outras e levem tantas outras mulheres. Assim eu estou tentando fazer nessa gestão, trazendo 35 mil colegas advogadas. Fiquei extremamente emocionada e feliz por lhe ter como nossa presidente eleita. Estamos, entre diretoria e Conselho, lhe entregando esta singela homenagem, como um ato simbólico de muito carinho de uma mulher que hoje está à frente da nossa gestão, que torce por tantas outras mulheres”, afirmou a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio.
“Uma honra ainda maior, assumir essa gestão, tendo pela frente mais um ano ao lado da presidente Cláudia Prudêncio. Poder estar ao lado dela um ano, historicamente duas mulheres. Uma perante a Ordem e a outra na Associação dos Advogados Criminalistas do Estado. A associação tem 41 anos, e é a primeira vez que teremos uma mulher eleita”, ressaltou Elisângela Muniz, presidente eleita para o triênio 2024/2026 da AACRIMESC.
Anúncio criação Varas Palhoça e Pinhalzinho
A presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, anunciou na oportunidade, a criação das Varas de Palhoça e Pinhalzinho, pleitos antigos da advocacia que agora, foram aprovadas pela Alesc.
“Não é conquista de A, B ou C, é a conquista de um time, que trabalhou todos os dias, que falou por Palhoça, um time que todos os dias falou por Pinhalzinho. Essa diretoria que aqui está, trabalhou demais para que isso acontecesse. Para nós foi uma grande conquista. Agradeço ao ex-presidente do TJSC, desembargador João Henrique Blasi que antes de sair da presidência, ressaltou que cumpriria os pedidos da advocacia catarinense, bem como, agradeço também ao atual presidente do TJSC, desembargador Altamiro de Oliveira, por dar continuidade a esse olhar atento”, afirmou a presidente da Seccional catarinense, Cláudia Prudêncio.
Aprovação propostas orçamentárias OAB/SC e CAASC para 2024
O Conselho Estadual da OAB/SC, aprovou ainda, a proposta orçamentária da OAB/SC e da CAASC, para o exercício 2024, além de ter aprovado também a revisão do orçamento da OAB/SC e CAASC de 2023.
“Este é um trabalho de parceria, de caminhar junto, de mãos dadas. A OAB/SC precisa da CAASC e a CAASC, precisa da OAB/SC. Estamos trabalhando, como sempre, com grande responsabilidade para com o dinheiro da advocacia catarinense, equilibrando as contas e investindo em estrutura, conhecimento e interiorização como nunca antes visto. Agradeço a confiança de todos em nossa gestão e agradeço ao presidente da CAASC, Juliano Mandelli, pela parceria em mais este ano e no próximo que virá”, salientou a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio.
“Nós deixamos muito claro que faríamos um orçamento compartilhado e que nós caminharíamos juntos do começo ao fim dessa jornada. Nós estamos indo além, não só o nosso orçamento é compartilhado, a nossa gestão é compartilhada. Tudo que a Caixa de Assistência realiza e entrega é para a advocacia catarinense, que precisa de saúde e de qualidade de onde estiver”, salientou o presidente da CAASC, Juliano Mandelli.
Compuseram a mesa diretiva: Cláudia Prudêncio, presidente da OAB/SC; Eduardo de Mello e Souza, vice-presidente da OAB/SC; Thiago Degasperin, secretário-geral adjunto da OAB/SC; Rafael Búrigo Serafim, diretor-tesoureiro da OAB/SC; Caroline Rasmussen, diretora-tesoureira adjunta da OAB/SC; Juliano Mandelli, presidente da CAASC; Douglas Anderson Dal Monte, diretor da ESA/SC; Rejane Sánchez, conselheira Federal da OAB/SC; Maurício Voos, membro honorário vitalício da OAB/SC e ex-presidente da Seccional; Natacha Pause, presidente da Subseção de Garopaba; Pedro Adilão Ferrari Júnior, presidente da Subseção de São José da OAB/SC; Erivelton Fileti, diretor-tesoureiro da CAASC; Alexandre Evangelista, Isadora Barth, presidente da Comissão da Jovem Advocacia da OAB/SC; Gilberto Lopes Teixeira, presidente do IASC; Deivid Prazeres, presidente da AACRIMESC e Elisângela Muniz, presidente eleita para o triênio 2024/2026, da AACRIMESC.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC