A noite desta quinta-feira (14) foi mais que especial para a advocacia de Curitibanos e região, pois a cidade recebeu a terceira etapa das Jornadas da Advocacia da Seccional catarinense, no Meio Oeste. A abertura oficial foi realizada pela presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, juntamente com o presidente da Subseção de Curitibanos, Carlos Didoné, e contou com lotação máxima de participantes, autoridades e lideranças da advocacia na Câmara de Vereadores do município, sendo mais um grande sucesso da Ordem catarinense.
A presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, destacou que a Ordem se compromete em fazer e sempre buscar o melhor para a advocacia do Estado. “Em uma das minhas agendas em que estive aqui em Curitibanos, recebi o pedido da realização de uma Jornada aqui na cidade. Não pensei duas vezes, chamei todo meu time, que me ajuda a fazer acontecer e disse que queria uma das melhores do nosso Estado. Aqui estamos. Não é só sobre sonhar, que é muito bom, mas o essencial mesmo é realizar. Trabalho todos os dias em prol de uma importante palavra: pertencimento. Queremos que todos se sintam à vontade, em casa, e que se sintam pertencentes à classe. Nós estamos alcançando e continuaremos alcançando muito mais”, afirmou.
“Essa meta que nos foi traçada, buscamos pensar em como é que conseguiríamos atendê-la. Inicialmente, evidentemente, por meio de muito investimento da OAB/SC, da CAASC, um investimento efetivo em conhecimento. Isso aqui é uma bandeira desta gestão, que vemos diariamente, espelhados nos respectivos eventos que vêm sendo feitos desde o início desta gestão. Então, a forma que vimos de conseguir atingir esses objetivos foi por meio de muito, muito trabalho conjunto. Se eu pudesse definir, podem ter certeza que a palavra ‘trabalho’, define muito bem essa gestão, além de outras, evidentemente”, ressaltou o diretor-geral da ESA/SC, Douglas Anderson Dal Monte.
“Esse é um grande marco para Curitibanos e para toda a advocacia do Meio Oeste. O que presenciaremos hoje é uma imersão de conhecimento de qualidade e que sem dúvida, renderá grandes frutos para o futuro de cada um que se faz presente nesta noite. Aproveitem toda a programação. A advocacia de Curitibanos e região abraça e acolhe todos vocês. Bem-vindos”, salientou o presidente da Subseção de Curitibanos, Carlos Didoné.
“O Sistema OAB vem, de fato, levando qualificação a todo o Estado, vem interiorizando. Aquilo que nós buscávamos, hoje, é realidade. E claro que a Caixa de Assistência, como apoiadora da capacitação profissional, não poderia ficar de fora desses eventos. Além de conhecimento, o momento é uma ótima de oportunidade de interação e troca de experiências de todos nós e isso nos aproxima cada vez mais. A CAASC é o braço assistencial da OAB/SC e ela está de portas abertas, esse é o nosso compromisso”, ressaltou a secretária-geral da CAASC, Elisangêla Schaitel.
A programação
Após a cerimônia de abertura, foi conduzido o primeiro tema da noite “Jurisdição nos tribunais: o que se espera da advocacia em grau recursal”, ministrado pelo desembargador André Luiz Dacol, o presidente da Subseção local, Carlos Leonardo Salvadori Didoné e o advogado Eduardo de Avelar Lamy. Na sequência, foi realizado o debate do tema “Conquistas e desafios no Direito das Famílias”. A programação da primeira noite de evento foi finalizada com o tema “ O mercado de trabalho na perspectiva da formação jurídica e pedagógica”.
O segundo dia do evento, sexta-feira (15), iniciará às 9h e seguirá até 16h30, com temas variados, como: Reforma Tributária: consequências e aspectos polêmicos; Acordo de não persecução penal: aspectos práticos, polêmicos e oportunidades; Os desafios da regulação do trabalho na era da transformação digital; Planejamento patrimonial, sucessório e societário; Temas polêmicos e atuais de Direito Ambiental; Consequências econômicas das decisões judiciais - Análise econômica do Direito; Desafios da Jovem Advocacia; Construindo uma carreira de sucesso em um ambiente de mudanças; Inovações práticas previdenciárias e Aspectos polêmicos da Execução Civil. Ao fim dos dois dias, os participantes receberão certificado de 15h/aula.
As Jornadas da Advocacia
As Jornadas da Advocacia da OAB/SC têm o objetivo de levar conhecimento de excelência por valores acessíveis à advocacia de todas as regiões do Estado. Neste ano já foram realizadas etapas em Joinville, Mafra e São Miguel do Oeste. Ainda serão lançadas as datas de Garopaba e Itajaí.
O evento é uma realização da OAB Santa Catarina (OAB/SC), Escola Superior de Advocacia (ESA/SC), Coordenadoria-Geral das Comissões, Instituto Catarinense de Direito Processual (ICDP), Caixa de Assistência dos Advogados (CAASC) e com o apoio da Sicoob Advocacia; da OABPrev e da Universidade do Contestado.
Estiveram presentes: André Luiz Dacol, desembargador do TJSC; Thiago Degasperin, secretário-geral adjunto da OAB/SC; Lírio Hoffmann Junior, juiz de Direito do TJSC; Elisangela Schaitel, secretária-geral adjunta da CAASC; Helena Paschoal Pítsica, conselheira estadual da OAB/SC; Ricardo Correa Junior, conselheiro estadual da OAB/SC; Douglas Anderson Dal Monte, diretor-geral da ESA/SC e coordenador científico das Jornadas; Marco Antonio Souza Arruda, presidente da Subseção de Lages; Jeison Kwitschal, presidente da Subseção de Mafra; Alisson Murilo Matos, presidente da Subseção de Criciúma; Eduardo Martins Antunes, presidente da Subseção de Campos Novos; Janaina Barea Corbari, presidente da subseção de Joaçaba; Ezair José Meurer, presidente da Subseção de Palhoça; Isadora Barth, presidente da Comissão da Jovem Advocacia da OAB/SC; Bruno Hachmann, vice-presidente da OAB Jovem da OAB/SC; Dulce Néri Ribeiro, tesoureira da Subseção de Curitibanos; Liliane da Cruz Ortiz, secretária-geral adjunta da Subseção de Curitibanos; Tobias Klen, secretário-geral da OAB Jovem da OAB/SC; Margareth Hernandes, presidente da Comissão de Direito Homoafetivo e Gênero da OAB/SC; Bernardo Lajus, diretor do Núcleo de Direito Penal da ESA/SC; Cristiane de Azevedo, presidente da Comissão da Jovem Advocacia de Curitibanos; Vanessa Barcelos, vice-diretora da ESA/SC; Kleberson Luciano Lima, prefeito do município de Curitibanos; Adriano Stedile de Souza, presidente da Câmara de Vereadores do Município de Curitibanos; Mônica do Rego Barros Grisolia, juíza de Direito, diretora do Fórum da Comarca de Curitibanos; Roxane Fávero Pereira Venturi, delegada de Polícia Civil da 24ª Delegacia Regional de Polícia de Curitibanos; Ricardo de Jesus Machado, Tenente Coronel Comandante do 33° Batalhão de Policia Militar de Curitibanos; Marco Antônio Eidt, Comandante Tenente Coronel do 2° Batalhão de Bombeiros Militar de Curitibanos; Fabiano Deitos Heck, diretor da Penitenciária Industrial de São Cristóvão do Sul; Osny Bittencourt Batista, representante do Lions Clube Centenário de Curitibanos; Arildo Camargo de Lima, representante do Rotary Clube de Curitibanos e Jorge André Faedo, delegado da 43ª Delegacia do Grande Oriente de Santa Catarina, representante da Maçonaria de Curitibanos.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC