Na manhã desta quinta-feira (11), foi aberto oficialmente o II Congresso Catarinense de Direito das Famílias e Sucessões, em Blumenau, um evento que em sua 2ª edição, já se tornou referência. O evento aconteceu no Teatro Carlos Gomes e reuniu especialistas, acadêmicos e profissionais de direito para discutir e analisar os desafios contemporâneos enfrentados no Direito das Famílias e Sucessões. A 2ª edição do Congresso contou com a presença da presidente da OAB Santa Catarina, Cláudia Prudêncio, que conduziu a cerimônia de abertura do evento.
Durante o Congresso, foram abordados temas cruciais e atuais, incluindo a evolução das estruturas familiares, questões legais relacionadas à adoção, guarda compartilhada, partilha de bens e patrimônio, tornando-se um espaço de aprendizado, troca de experiências e networking.
“Eventos como o de hoje evidenciam a importância que a nossa gestão atribui à educação e capacitação dos advogados e advogadas catarinenses. Através do diálogo e da colaboração, podemos alcançar uma justiça mais eficiente, preparada e acessível para toda nossa sociedade. É através do compartilhamento de conhecimento, da troca de experiências e da construção de redes de colaboração que podemos enfrentar os desafios e alcançar os objetivos que nos propomos”, ressaltou a presidente da Ordem catarinense, Cláudia Prudêncio.
”A gente sabe que nós não vamos a algum lugar onde não nos sentirmos bem. E é isso que a gente tenta proporcionar a todos que aqui venham nos visitar. Por isso que a gente reforça esse conjunto de sensações, de experiências, que só a nossa região de Blumenau pode oferecer”, destacou o presidente da Subseção de Blumenau, Rodrigo Eduardo Soethe.
“Johann Goethe dizia que ousadia tem poder, genialidade e magia. Eu acho que essa pequena em tamanho, mas gigante como pessoa e como líder, nossa presidente Cláudia, personifica esta fala, quanto a ousadia e a coragem de levar capacitação a cada canto do nosso Estado. Nós somos 53 subseções, que recebem a mesma qualidade de conhecimento e capacitação”, destacou o Coordenador-geral das comissões, Pedro Cascaes Neto.
”Isso tem sido obtido, presidente, por meio de trabalho conjunto durante todos os dias dessa gestão. Um trabalho por meio da ESA, por meio das comissões, por meio da CAASC, por meio de todas as subseções e de todos os demais braços da ordem dos advogados no Brasil. Isso aí se reflete hoje num teatro lindo, num evento absolutamente lotado, que é um sucesso que eu não posso deixar de maravilizar a nossa presidente e a todos os organizadores desse evento”, destacou o diretor-geral da ESA/SC, Douglas Dal Monte.
“Este evento é um convite sobre a nossa atuação dentro da advocacia Familiarista de Sucessões. As famílias estão em constante transformação enfrentando uma variedade de desafios a medida que o mundo evolui. Desde mudanças sociais e culturais até avanços técnologicos, cada aspecto da vida moderna se inicia na dinâmica familiar. Diante destes desafios, há reflexão profunda sobre o papel e a estrutura das famílias no futuro, especialmente, aos profissionais de Família e Sucessões”, afirmou a presidente da Comissão de Direito de Sucessões, Alliny Burich da Silva.
“Esse auditório lotado de participantes interessados em discutir os direitos que permeiam as famílias é ainda mais simbólico. Discutiremos temas autais como a reforma do Código Civil e ainda teremos interelaçados como Direito de Família, Direito das Pessoas Idosas, Direito das Pessoas com Deficiência e tantos outros", ressaltou a presidente da Comissão do Direito de Família, Denise Alessandra Krug Demmer.
“É possível pelo modo de atuação da Presidente Cláudia, pelo modo que ela enxerga a gestão de OAB, uma gestão como um sistema que uniu todas as partes numa engrenagem como já foi muito bem observado aqui. Hoje, a Caixa de Assistência tem uma gestão compartilhada, tudo efeito, há várias mãos com várias pessoas em uma equipe unida”, salientou o presidente da CAASC, Juliano Mandelli.
Sobre a programação
O Congresso segue am.anhã (12), com início às 9h, e contará com 8 palestras que vão explorar variados temas. Entre eles, destacam-se questões como a Ética do Cuidado e a Deficiência, as Relações Familiares e a Conduta Ética Disciplinar, a Dinâmica da Sociedade Empresarial entre Cônjuges e as Perspectivas do Direito Sucessório, entre outros tópicos relevantes para o debate e a reflexão.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC