A OAB Santa Catarina iniciou um novo ciclo de conquistas em prol dos advogados e das advogadas catarinenses, desde que a nova diretoria da Seccional foi empossada no sábado (1º), com o compromisso de administrar a entidade máxima da classe no Estado ao longo do próximo triênio 2022/2024. Os dirigentes comprometeram-se em dar seguimento às ações de valorização da advocacia e defesa das prerrogativas profissionais que fazem da OAB/SC referência nacional.
O monitoramento da tramitação dos processos judiciais nas comarcas de Santa Catarina, assim como a majoração dos honorários dos advogados e advogadas dativos do Estado, entram na agenda de trabalho da gestão à frente da Seccional catarinense – a qual antecipou medidas para congelar a anuidade de 2022 e conceder 50% de desconto no valor pago pela jovem advocacia, já em dezembro do ano passado.
Conforme destacado pela presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, os esforços da nova diretoria para facilitar o dia a dia dos colegas já começaram. “A advocacia de Santa Catarina não tem tempo a perder. Já estamos atuando em equipe para trazer mais benefícios às advogadas e aos advogados catarinenses, porque o futuro se faz agora”, declarou Cláudia, sobre os pleitos que buscam conceder fé pública aos profissionais em processos administrativos estaduais e municipais.
Conheça o perfil dos novos diretores
A presidente Cláudia Prudêncio é advogada há mais de 20 anos, sendo sócia-fundadora de um escritório de advocacia em Florianópolis. Cláudia é a primeira mulher eleita para presidir a OAB Santa Catarina, em 88 anos de história. No último triênio (2019/2021), ela presidiu a CAASC, tendo sido a segunda advogada a alcançar esse cargo em 73 anos. Com mais de duas décadas de atuação no Sistema OAB/SC, Cláudia já exerceu os cargos de conselheira estadual e secretária-geral adjunta. A presidente também é professora da Universidade do Sul de Santa Catarina, lecionando Direito Empresarial.
O vice-presidente Eduardo de Mello e Souza é graduado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1987) e pós-graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina, onde é professor efetivo na cadeira de Direito Processual Civil. No último triênio (2019/2021), Mello exerceu a função de secretário-geral da OAB Santa Catarina. O vice-presidente também ocupou cadeiras no Conselho Pleno da Seccional nas gestões correspondentes aos triênios 2013/2015 e 2016/2018. Mello ainda é membro do Instituto dos Advogados Brasileiros.
A secretária-geral Maria Teresinha Erbs é graduada em Direito pela Fundação Universidade Regional de Blumenau, desde 1995. Maria atuou como coordenadora de pós-graduação do Centro de Ensino Superior de Blumenau de 2005 a 2009. A advogada ingressou no cargo de conselheira titular da Subseção de Blumenau em 2013, antes de exercer as funções de vice-presidente no triênio 2016/2018 e de presidente no triênio 2019/2021. Maria tem experiência na advocacia com ênfase em Direito Privado.
O secretário-geral adjunto Thiago Degasperin é graduado em Direito pela Unochapecó e atua como advogado desde o ano de 2007. Antes de exercer a função de presidente da Subseção de Chapecó no último triênio (2019/2021), Degasperin fez parte da Comissão da Jovem Advocacia, entre outros grupos de trabalho e comissões temáticas da OAB/SC e da CAASC.
O tesoureiro Rafael Burigo é advogado graduado em Direito pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). Burigo exerceu a função de secretário-geral adjunto da CAASC na gestão correspondente ao triênio 2016/2018, antes ocupar o cargo de presidente da Subseção de Criciúma no último triênio (2019/2021).
A tesoureira-adjunta Caroline Rasmussen é advogada graduada em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí. Caroline presidiu a Comissão de Prerrogativas e Defesa dos Honorários da OAB/SC e ocupou uma das cadeiras do Conselho Pleno na Seccional no último triênio (2019/2021).
Confira a lista dos novos conselheiros
Conselheiros estaduais, titulares e suplentes, da gestão 2022/2024.
Conselheiros federais, titulares e suplentes, da gestão 2022/2024.
Conheça também a nova diretoria da CAASC
O presidente Juliano Mandelli é advogado formado pela Universidade do Vale do Itajaí, especializado em Direito Civil e Processo Civil pela Faculdade Cesusc. Mandelli exerceu as funções de secretário-geral e de presidente da OAB Balneário Camboriú, antes de ocupar o cargo de tesoureiro da OAB Santa Catarina no último triênio (2019/2021). O dirigente é membro efetivo do Instituto dos Advogados de Santa Catarina (IASC).
A vice-presidente Herta de Souza é advogada graduada em Direito na Universidade do Vale do Itajaí, tendo especialização em Direito e Processo do Trabalho. Herta presidiu a Comissão OAB Vai à Escola da Seccional de Santa Catarina e, no último triênio (2019/2021), esteve à frente da presidência da Subseção de São José.
O secretário-geral Rodrigo Goetten é advogado formado pela Universidade do Planalto Catarinense. Ele possui especialização em Direito Ambiental, Penal e Processual Penal. No último triênio (2019/2021), Goetten exerceu a função de presidente da OAB Lages.
A secretária-geral adjunta Elisangela Schaitel é advogada graduada em Direito pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. Elisangela presidiu a Subseção de Joaçaba no último triênio (2019/2021), assim como participou do projeto “OAB Por Elas” no município.
O tesoureiro Erivelton Fileti é advogado formado pela Universidade do Sul de Santa Catarina, especializado em Direito Processual Civil. Fileti também é ex-presidente da Subseção de Tubarão.
Escola Superior de Advocacia
A Escola Superior de Advocacia da OAB Santa Catarina (ESA/SC), neste triênio (2022/2024), terá como diretora-geral a advogada Fernanda Sell de Souto Goulart. Ex-conselheira estadual da Seccional catarinense, Fernanda é doutora em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC