Com o objetivo de expandir a visão dos estudantes de graduação a respeito do mercado de trabalho jurídico, a Comissão de Acadêmicos de Direito promove nos dias seis e sete de outubro a I Conferência de Acadêmicos de Direito da OAB/SC com o tema Educação Jurídica e Advocacia. Quem abre o evento é o presidente da Seccional, Tullo Cavallazzi Filho, que falará sobre dificuldades e perspectivas da advocacia. O evento também contará com a presença do advogado criminalista Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay. Com mais de 30 anos de carreira, o criminalista ficou conhecido pela defesa de casos de grande repercussão com políticos, empresários e celebridades. Para se inscrever no evento, clique aqui.
A programação conta ainda com dois debates com a participação de professores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Cesusc, Univali e Unisul. O primeiro será sobre escritórios modelos das faculdades, que oferecem aos estudantes a oportunidade de contato com a advocacia ainda durante a graduação, por meio da defesa de casos de pessoas hipossuficientes. E o outro abordará a supervalorização dos concursos públicos e os seus reflexos na educação jurídica, influenciando na metodologia de ensino e no currículo de algumas instituições.
“A segurança financeira gerada pelas carreiras públicas e o status decorrente delas, no senso comum da sociedade, seduz estudantes que encaram a advocacia com certo preconceito. O que cria uma geração de concurseiros, que prestam concursos pautados nas vantagens e não na afinidade com a profissão, causando falta de realização profissional. Nosso objetivo, durante o evento, é discutir as possibilidades da advocacia, trazendo-a novamente ao primeiro plano no ensino do Direito e esclarecendo a sua realidade aos acadêmicos”, explica o presidente da Comissão de Direito Acadêmico de Direito, André Schmidt Jannis, que coordena o evento.
Paralelamente ao Seminário, haverá uma reunião com os representantes dos Centros Acadêmicos de Direito do Estado, na qual será apresentado um projeto de manual com instruções sobre as formalidades para abertura, gestão financeira e atividades típicas dos Centros Acadêmicos. O projeto foi elaborado pelos membros da Comissão de Acadêmicos de Direito da OAB/SC e passará por aprovação antes de ser publicado. O objetivo é fomentar a representação estudantil nos cursos de Direito, em Santa Catarina.
Serviço:
I Conferência de Acadêmicos de Direito da OAB/SC: Educação Jurídica e Advocacia
Quando: Dias 06 e 07 de outubro de 2015
Horário: 18h30min
Local: Auditório da OAB/SC
Endereço: Rua Paschoal Apóstolo Pítsica, 4860 – Florianópolis
Inscrições: R$ 15,00
Programação
06/10
18h30 - Abertura
18h45 - Palestra com Tullo Cavallazzi Filho. Tema: Dificuldades e Perspectivas para a Advocacia
20h30 - Debate: Escritórios Modelo: Entre a Teoria e a Prática; com a participação dos professores Marcus Vinícius Motter Borges (UFSC), Isabela Pinheiro Medeiros Gonçalves da Silva (Cesusc), Leonardo Ávila (Univali) e Susana Pretto (Unisul)
07/10
18h45 - Debate: Educação jurídica e influência dos concursos públicos, com a participação dos professores Eduardo de Mello e Souza (UFSC), Débora Bonat (Cesusc), Rodrigo Mioto dos Santos (Univali) e Alexandre Botelho (Unisul)
20h30 - Palestra: A Prática da Advocacia, com Antônio Carlos de Almeida Castro (Kakay)
29/09/2015