A quinta-feira (16) foi um dia histórico para a advocacia de Tijucas. Representando o presidente Maurício Voos, o Diretor Tesoureiro da OAB/SC, Juliano Mandelli; e o conselheiro estadual da OAB/SC, Marcos Cattani; estiveram presentes na cidade para a inauguração da sede da Subseção Costa Esmeralda e posse da sua primeira diretoria.
O pedido de instauração de comissão especial para o desmembramento da 31ª Subseção e consequente criação da Subseção Costa Esmeralda, foi protocolado em maio de 2019, pelo então presidente da Subseção de Tijucas, João Azzi. O processo tramitou e, no dia 25 de junho de 2021, foi relatado pelo conselheiro estadual da OAB/SC, Marcos Cattani, e aprovado por unanimidade pelo Conselho Pleno da Ordem.
Com sede na comarca de Porto Belo, a Subseção irá abranger os municípios de Porto Belo e Bombinhas. A sede conta com computadores, internet, cozinha e churrasqueira, estacionamento próprio e espaço amplo para reuniões.
“É um momento em que se certifica o amadurecimento da advocacia local e se reconhece a pujança de Bombinhas e Porto Belo. Faremos discussões históricas aqui dentro, sempre no intuito de valorizar e contribuir com a nossa profissão e com a sociedade local”, disse Mandelli.
Na noite desta quinta-feira (16), também foi realizada a solenidade de posse da primeira diretoria da Subseção, após ter sido aprovada por unanimidade em reunião que envolveu advogados e advogadas da OAB Tijucas, sendo composta da seguinte forma:
PRESIDENTE – IRENEO VALDIR DOS SANTOS
VICE-PRESIDENTE – MARCELI CRISTIA GAGIOLA
SECRETÁRIA-GERAL – KARINE DA SILVA PINHEIRO
SECRETÁRIO-GERAL ADJUNTO – SHEMERSOM SPADER
TESOUREIRO – MARCELO ALVES ARRUDA
Cattani conduziu a sessão solene de posse. “Conclamo não só a diretoria, mas todos os advogados de Porto Belo, a fazer valer essa Subseção que nasce hoje, ela é fruto de muito esforço e trabalho de muitos advogados e advogadas, durante tempos de pandemia”.
Subseção de Tijucas recebeu novo Escritório Compartilhado CAASC e Galeria de Presidentes
Ainda em Tijucas, Juliano Mandelli, presidente eleito da CAASC para a gestão do próximo triênio, esteve na Subseção de Tijucas para inaugurar um novo Escritório Compartilhado CAASC e a Galeria de Presidentes da sede. O escritório conta com computadores com acesso à internet, ar-condicionado, televisão e espaço para reuniões. A estimativa é que, diariamente, mais 10 advogados e advogadas sejam atendidos pelas novas instalações.
“Sempre que venho até a subseção encontro advogados e advogadas utilizando esse espaço para reuniões ou utilizando os computadores. Vem sendo muito gratificante ver que ele tem feito e ainda vai fazer muita diferença no dia a dia dos advogados e advogadas da região”, disse o presidente da Subseção de Tijucas, João Azzi.
Homenagem a Márcio Rosa
O Escritório Compartilhado CAASC foi batizado de “Sala Dr. Márcio Rosa”, em homenagem ao renomado advogado da cidade, vítima da Covid-19, Márcio Rosa.
Márcio foi procurador do município de Tijucas na gestão do então prefeito Elmis Mannrich, além de diretor do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto – Samae e contribuiu diretamente para a instalação da Subseção de Tijucas.
“O Márcio tinha a minha idade, tinha filhos da idade dos meus, quando ele morreu eu vi que a vida não é nada, quando fiz a proposição vi que a história do Márcio se confunde muito mais com a história de Tijucas. Ele foi um advogado, um líder político, uma pessoa notável da cidade, alguém que merecia uma homenagem como essa”, afirmou o Conselheiro Estadual da OAB/SC, Marcos Cattani, amigo e responsável pela proposição.
As homenagens também se estenderam à inauguração da nova Galeria de Presidentes da Subseção. O secretário-geral adjunto da CAASC, Jorge Paixão, destacou a importância de não deixar a memória daqueles que trabalharam em prol da advocacia para trás. "Acredito que o Dr. Rafael Horn foi muito feliz em resgatar as galerias e trazer de volta esse prestígio e homenagens a essas pessoas que fizeram tanto pela advocacia, e que às vezes acabam esquecidas”, declarou Paixão, a respeito da iniciativa realizada durante o período em que Horn esteve à frente da Seccional.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC