A conexão e a interlocução entre a OAB/SC, OAB/RS e OAB/PR têm rendido bons frutos e a prova disso foi a Reunião Conjunta da Advocacia Corporativa da Região Sul, realizada na noite da última quarta-feira (27), online, e que atraiu mais de cem advogados e advogadas. A ideia do evento partiu da Comissão da Advocacia Corporativa da OAB/SC, que foi ‘abraçada’ pelas demais Seccionais e teve como principal objetivo promover a troca de experiências e ideias em prol da advocacia corporativa no atual momento de pandemia pelo qual o país passa.
A abertura da reunião contou com a presença do presidente da OAB/SC, Rafael Horn, que falou sobre a importância do trabalho em conjunto realizado pelas Seccionais sulistas, dos desafios enfrentados pela advocacia em tempos de pandemia, da luta pelas prerrogativas da classe e da importância de Santa Catarina ser um Estado referência em inovação. “Sem dúvida, este evento é resultado da conexão entre as Seccionais do Sul, por meio das Comissões da Advocacia Corporativa, que visa a troca de experiências entre todos os participantes. Nessa oportunidade, nós, de Santa Catarina, seremos representados pela advocacia das startups, que é uma característica do Nosso Estado e que trabalha e investe em inovação”, disse o dirigente, na ocasião.
Ainda no início da Reunião, Horn reforçou a importância da proximidade entre as Seccionais. “Com esse evento, fica muito claro para todos os advogados e advogadas da Região Sul do Brasil a importância da conexão e a força que o Sistema OAB tem para promover a luta pela defesa das nossas prerrogativas”, pontuou o presidente durante a abertura, que também contou com a presença do presidente da OAB/RS, Ricardo Ferreira Breier.
Na programação da reunião figuraram três painéis, que abordaram os temas ‘Como ser Advogada Corporativa de uma Startup’, ministrado pela advogada catarinense e membra efetiva da Comissão da Advocacia Corporativa da OAB/SC, Emily Sales Vieira, e pela advogada e membra convidada da Comissão de Direito Digital da Subseção de Joinville, Thaís Bastian Consiglio; ‘Os Desafios dos Jurídicos no Período de Pandemia nos Setores: Financeiro; Industrial e Hospitalar’, que ficou a cargo da advocacia paranaense composta pelos profissionais Maick Dias, Claudia Trancozo e Alexandre Mariath; e o advogado do Rio Grande do Sul, Marcos Fraga, foi o responsável pela temática ‘Compliance’.
Importância
Para a presidente da Comissão da Advocacia Corporativa da OAB/SC, Bruna Perdicaris Degani, a reunião demonstrou que, por meio da cooperação e união entre as Seccionais e Subseções, é possível desenvolver grandes projetos e, principalmente, entregar conteúdos de qualidade à classe. Sobre as abordagens da reunião, a presidente foi enfática. “Os assuntos explanados foram importantes para demonstrar aos advogados e advogadas a realidade do Departamento Jurídico e, principalmente, para deixar insights para nossos colegas desenvolverem no futuro”, pontuou.
As palestrantes representantes de Santa Catarina na reunião também reforçaram o valor da Reunião Conjunta da Advocacia Corporativa da Região Sul para a advocacia. “Foi um momento importante para a troca de experiências comuns na área e maior visibilidade do trabalho das comissões de Advocacia Corporativa no Sul do país. Essa troca de conhecimento, além da construção de networking, também possibilitou que os advogados possam melhorar seus processos e trazer inovação para o jurídico corporativo”, avaliou, Emily Sales Vieira.
Já Thaís Bastian Consiglio disse ter se sentido honrada em participar da reunião como painelista e elogiou a iniciativa da reunião. “O evento cumpriu o seu propósito, que foi movimentar a advocacia, especialmente a corporativa, em tempos de pandemia para trocar informações e compartilhar experiências”, concluiu.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC