O presidente da OAB/SC, Rafael Horn, cumpriu diversos compromissos com a advocacia da região de São Bento do Sul na sexta-feira (16). O dia começou com a inauguração da nova sala da OAB no Fórum do município, que foi toda revitalizada. Ainda como uma homenagem especial, o espaço foi intitulado com o nome da advogada Juliana Drevek Mielker, vítima do Covid-19.
Horn reiterou que “hoje é um dia de reflexão. Estamos aqui para refletir sobre os efeitos de uma pandemia que ceifou a vida de pessoas amigas e também de familiares. E coube ao Sistema OAB se reinventar, inovar e também homenagear aqueles colegas que não resistiram à pandemia. A Dra. Juliana foi uma colega respeitada e que tem todo o apreço da classe. Nada melhor do que homenageá-la dando o seu nome para um espaço de trabalho”, ressaltou.
O presidente da OAB São Bento do Sul, Maurício Martins Willemann, destacou que a inauguração da revitalização da Sala da OAB oferece muito mais estrutura e mais qualidade para a advocacia da região. Willemann também falou sobre a importância de homenagear o novo espaço com o nome da advogada Juliana: “Esse é um momento de muita emoção e comoção para todos nós. Essa é a nossa homenagem para essa profissional que partiu tão precocemente. Mas hoje vamos eternizá-la na memória de toda a advocacia de São Bento do Sul”, disse.
A presidente da CAASC, Cláudia Prudêncio, disse que “o caso de Juliana representa o caso de muitos colegas que perdemos. Foram inúmeros advogados e advogadas. Homenagear uma delas com essa placa representa o carinho e o respeito que a OAB/SC e a CAASC têm com a advocacia catarinense”.
Além de conselheiros e conselheiras subseccionais, e familiares da advogada, também estava presente o vice-presidente da CAASC, Pedro Cascaes Neto.
Delito Funcional
Na sequência, o presidente Rafael Horn foi tratar da valorização profissional com a presidente da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, Carla Hofmann. Horn requereu apoio ao PL que torna delito funcional a violação de prerrogativas. “Essa lei municipal terá como maior beneficiária a população de São Bento do Sul, que se fortalece sempre que a advocacia é resguardada contra eventuais excessos no âmbito municipal. Além disso, estamos com o projeto de lei já está sancionado em âmbito estadual”, afirmou.
Carla se comprometeu de que em breve a advocacia do município contará com esse direito garantido na cidade. “O comprometimento da Câmara de Vereadores enquanto voz da sociedade em receber esse pleito da OAB, no sentido de mais uma vez reafirmar a importância do advogado não como privilégio, mas como uma prerrogativa da representação democrática que a advocacia faz de todas as vozes sociais, nos faz, mais uma vez, sermos sem sombra de dúvida apoiadores desse pleito. Vamos acolher com carinho e vamos nos debruçar para que possamos discutir e colocar para a comunidade a importância da aprovação desse projeto”, reiterou.
Entrega de Jubilamento e Medalha Florisvaldo Diniz
Ainda em São Bento do Sul, em solenidade na noite da mesma sexta-feira (16), foi concedida a honraria de Jubilamento e a entrega da Medalha Florisvaldo Diniz para advogados da região.
O Jubilamento é oferecido pelo serviço prestado à Ordem com 45 anos de inscrição na Ordem ou 70 anos de idade e, cumulativamente, 30 anos de contribuição profissional, contínuos ou não. São jubilados profissionais pela OAB/SC desde 1987, e, em 2009, foi uniformizado nacionalmente pelo CFOAB.
Já a Medalha Florisvaldo Diniz é entregue aos ex-presidentes. A homenagem remete ao primeiro presidente da Subseção da OAB/SC, que esteve à frente da OAB Itajaí no período de 1972 a 1973 e dedicou-se à advocacia por cerca de 60 anos. A medalha possui a citação: “Reconhecimento e homenagem pelo engrandecimento da advocacia catarinense durante o exercício da presidência da nossa subseção”.
Jubilados
ROGERIO SCHAPPO
Medalha Florisvaldo Diniz
BRÁULIO JOSÉ ROESLER
ODEMAR BAPTISTA
VANDERLEI LUIS GUESSER
LOACIR GSCHWENDTNER
ADRIANO DOMINGOS STENZOSKI
GERSON TREML
LOACIR GSCHWENDTNER
ROGÉRIO PSCHEIDT
CELISE ROESLER KOBS