A OAB Santa Catarina participou da solenidade de instalação da Vara da Família, Infância, Juventude, Idoso, Órfãos e Sucessões da Comarca de Camboriú nesta terça-feira (8). O ato concretizou pleito da OAB/SC e da 43ª Subseção catarinense em defesa dos interesses da advocacia da região, que demandam pela nova estrutura para contribuir com o aprimoramento da prestação jurisdicional.
O atendimento da reivindicação deve fortalecer a atuação dos advogados e advogadas que militam na Comarca, assim como a defesa dos direitos dos jurisdicionados por eles representados, uma vez que promoverá mais celeridade à tramitação dos processos.
A cerimônia de instalação da 4ª Vara em Camboriú contou com a participação da presidente da Seccional, Cláudia Prudêncio; do presidente da Subseção, Maikon Matoso; do presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador João Henrique Blasi; da diretora do Foro, juíza de Direito Karina Müller; entre outras lideranças da advocacia e representantes da sociedade civil organizada.
“Os profissionais que trabalham na região precisavam desta nova estrutura, que promete facilitar a atuação dos advogados e advogadas camboriuenses que tanto fizeram por merecer essa conquista”, destacou a presidente Cláudia Prudêncio.
O presidente da Subseção ressaltou que a instalação da 4ª Vara cumpre com um dos compromissos assumidos pela gestão. “Um marco para a história tanto da nossa classe quanto da sociedade camboriuense”, afirmou Matoso.
Interlocução
A Vara da Família, Infância, Juventude, Idoso, Órfãos e Sucessões da Comarca de Camboriú reafirma a excelente interlocução estabelecida pela OAB/SC e o TJSC nos últimos anos. Somente em 2022, graças ao relacionamento interinstitucional, uma série de demandas da advocacia catarinense foi acolhida pelo Tribunal.
Como por exemplo: a criação da 3ª Vara de Içara, o anúncio da 3ª Vara de Imbituba, a nomeação de juízes cooperadores para São José e Palhoça, o anúncio das obras para construção dos novos Fóruns de Santa Rosa do Sul e Sombrio, entre outras.
As mobilizações da Seccional catarinense contam ainda com o acompanhamento e a atuação da Comissão de Acesso à Justiça da OAB/SC, presidida pelo advogado Cassiano Starck, assim como da Coordenadoria de Relacionamento da Seccional com a Justiça Estadual, conduzida pelo advogado Alexandre Evangelista.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC