A agenda desta quarta-feira (17) iniciou no Oeste catarinense, mais precisamente em Maravilha, onde a OAB Santa Catarina inaugurou mais uma sala do projeto "OAB Por Elas", espaço dedicado à proteção dos direitos das mulheres e de grupos vulneráveis. A inauguração oficial do espaço foi realizada pela presidente da Seccional, Cláudia Prudêncio, juntamente com a presidente da Subseção local, Luciana Fabris, o secretário-geral adjunto, Thiago Degasperin e o delegado Regional de Polícia de Maravilha, Joel Specht.
“Ao longo dos anos, a OAB Santa Catarina tem trabalhado incansavelmente para garantir que todas as pessoas tenham acesso à justiça e sejam tratadas com igualdade perante a lei. A inauguração desta sala é um passo importante nessa jornada, pois representa um local seguro e acolhedor para aquelas que precisam de apoio na defesa de seus direitos. Essa é uma luta nossa, da qual nós abraçamos com muito amor e compromisso. Esse espaço será um ambiente seguro, e o trabalho aqui realizado será de uma grande importância para todas”, ressaltou a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio.
“Esta conquista representa um passo significativo em nossa jornada rumo à promoção da igualdade de gênero, da justiça social e da defesa dos direitos humanos. Que esta sala seja um farol de esperança para todas as mulheres de Maravilha e região, e que sua existência fortaleça nosso compromisso em combater a violência, a discriminação e todas as formas de injustiça em nossa sociedade”, destacou a presidente da Subseção local, Luciana Fabris.
”Esse brilhante projeto “OAB Por Elas”, eu vejo que estão sendo instaladas em todas as DPCAMI para essas vítimas de violencia doméstica. Esse ano estamos com o dobro de procedimentos de violência doméstica comparado com o ano passado no mesmo período. Não sei se está tendo um aumento dos casos ou se esse trabalho realizado em conjunto com a OAB Santa Catarina, pelo judiciário e pelo Ministério Público de Santa Catarina tem incentivado às vítimas de violência doméstica a nos procurar. Essa união de esforços entre esses órgãos é muito importante para que esse enfrentamento seja feito de maneira eficaz”, ressaltou o delegado Regional de Polícia de Maravilha, Joel Specht.
Sobre a Sala
A Sala Projeto "OAB Por Elas" é um espaço cuidadosamente planejado para garantir o bom andamento do trabalho voltado ao atendimento e amparo às mulheres em situação de violência. Equipada com uma mesa para atendimento, cadeiras confortáveis, impressora, acesso à internet e até mesmo uma mesinha para crianças, a sala proporciona um ambiente acolhedor e funcional para aqueles que buscam auxílio jurídico e apoio emocional.
O que é a “OAB Por Elas”?
O projeto "OAB Por Elas" é uma iniciativa estadual que representa um avanço significativo no atendimento às mulheres vítimas de violência em Santa Catarina. Coordenado pelas Comissões de Combate à Violência Doméstica e Direito da Vítima e OAB Por Elas, o programa conta com importantes parceiros, como a Polícia Civil (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) e o Poder Judiciário, para garantir uma assistência completa e eficiente.
Iniciado em Balneário Camboriú em 2018, o sucesso do projeto levou à sua expansão para outras Subseções, incluindo a inauguração na Subseção de Navegantes. A proposta de ampliar o projeto para todas as Subseções foi apresentada durante o 105º Colégio de Presidentes de Subseções da OAB Santa Catarina, evidenciando o compromisso da Ordem em oferecer um suporte integral às mulheres em situação de vulnerabilidade em todo o estado.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC