Mais um compromisso sendo cumprido com a advocacia de Palhoça e região. Na tarde de hoje (30), a presidente da OAB Santa Catarina, Cláudia Prudêncio, esteve presente na Solenidade de Instalação da 3ª Vara Cível da Comarca de Palhoça, junto ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). A instalação da nova unidade jurisdicional era um pedido da advocacia palhocense e de toda a Grande Florianópolis, que necessitavam de mais celeridade no andamento dos processos e da Justiça local, devido ao considerável aumento de demanda processual.
“Nesses dois anos de gestão, nós tivemos algumas prioridades para com os advogados e advogadas do nosso estado de Santa Catarina. Dentre uma delas, a principal, onde nós colocamos todos os nossos esforços, foi com a do 1º grau. Ainda, nesses quase 2 anos de gestão tive a oportunidade de ter ao meu lado o time incrível do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, oriundo do senhor desembargador João Henrique Blasi, que teve esse olhar sensível e atendeu as nossas demandas. A importância da nossa 3ª Vara Cível, instalada hoje, se deve ao trabalho coletivo e à união de esforços que todos os envolvidos tiveram por Palhoça. É um compromisso cumprido, mais um, de tantos que já foram e que ainda virão. Deixo aqui meu agradecimento ao TJSC, em nome do atual presidente, desembargador Altamiro, pelo trabalho e pela continuação desse olhar carinhoso para com a advocacia catarinense", afirmou a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio.
“É uma iniciativa do Poder Judiciário de Santa Catarina, mas, acima de tudo, é o resultado do apoio e da união de entidades de lideranças, e da comunidade Palhocense. Uma demonstração da sua força. A terceira Vara do município representa um marco significativo do crescimento da cidade, que já ultrapassou 220 mil habitantes. E reforça o nosso compromisso com administração eficiente da justiça, promovendo uma ambiente mais acessível e rápido para os cidadãos", destacou o presidente do TJSC, Altamiro de Oliveira.
“A Subseção de Palhoça está realizada com a instalação da 3ª Vara Cível da Comarca de Palhoça, fruto de um trabalho com a Seccional, na pessoa da Presidente Claudia Prudêncio, e com o Deputado Camilo Martins. Esse reconhecimento do Tribunal de Justiça é muito justo com uma das Comarcas que mais cresce em Santa Catarina, e também é mais um comprometimento com o aprimoramento da tutela jurisdicional de nosso estado, que é de excelência. Ganha a advocacia, os jurisdicionados e a sociedade em geral.”, ressaltou o presidente da Subseção de Palhoça, Ezair Meurer.
A ampliação das varas cíveis da Comarca ocorreu após o Tribunal de Justiça aprovar a Resolução n. 56, de 6 de dezembro de 2023, que disciplina a competência e a instalação, na comarca de Palhoça, da 3ª Vara Cível. Ainda, a resolução amplia a competência das varas cíveis da Comarca, altera a denominação e redefine a competência da sua Vara de Família, Idoso, Órfãos e Sucessões.
Sobre a nova Vara instalada
Agora, compete à 3ª Vara Cível da Comarca de Palhoça: processar e julgar os feitos cíveis em geral, ressalvadas as competências da Vara Regional de Falências e Recuperações Judiciais e Extrajudiciais da comarca da Capital, para processar e julgar as recuperações judiciais, falências e seus incidentes, e das varas regionais de direito bancário da Região Metropolitana de Florianópolis; os requerimentos de apreensão de veículo no território da comarca de Palhoça e as sucessões entre maiores e capazes; e as sucessões entre menores e incapazes.
A fração dos processos em tramitação, suspensos e em grau de recurso serão processados na 1ª e 2ª Varas Cíveis da comarca de Palhoça, independentemente da fase em que estejam, sendo agora redistribuídos ao juiz de direito da 3ª Vara Cível da comarca de Palhoça.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC