O presidente da OAB/SC, Paulo Marcondes Brincas acompanhou na terça-feira (23) reunião conjunta dos grupos de trabalho ligados à tecnologia da Seccional. Entre os participantes estavam a coordenadora e presidente da Comissão de Inclusão Digital, Juliana Fernandes Foggaça de Almeida; o vice-presidente da mesma Comissão, Ramon Roberto Carmes; a presidente da Comissão OAB Jovem, Clarissa Medeiros Cardoso; e o presidente da Comissão de Direito Digital, Salvador Geremias Junior, além do Analista de Inovação e membro do comissão organizadora do Global Legal Hackathon, André Turetta.
Em pauta o ‘hackathon’, palavra inglesa que remete a uma maratona de programação, onde a intenção principal é reunir hackers e amantes da tecnologia. Os interessados costumam fazer uma imersão nos conhecimentos da área por horas, dias ou até semanas, explorando dados abertos, desvendando códigos e sistemas lógicos, discutindo novas ideias e desenvolvendo projetos.
Florianópolis deve receber um evento semelhante em fevereiro. O Global Legal Hackathon, acontece no Sapiens Parque, entre os dias 23 e 25. Um encontro mundial de programação com 54 horas de duração, que acontece simultaneamente em 43 cidades em 25 diferentes países, em busca de soluções inovadoras para o meio jurídico. Ao todo, a programação pretende reunir 10mil pessoas e as melhores soluções serão apresentadas futuramente em Nova Iorque.
Como o tema envolverá Justiça e Direito, além dos principais nomes do ramo tecnológico, a expectativa é que profissionais da advocacia, designers, publicitários, empreendedores e juristas também busquem por inscrições.
A empresa catarinense escolhida para sediar o evento no Brasil é a desenvolvedora do Sistema de Automação da Justiça (eSaj) e atende também outros tribunais do país. O ‘Hackathon’ é uma iniciativa da Global Legal Blockchain Consortium e da North Texas Blockchain Alliance, com apoio da IBM.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC