As Comissões de Direito Previdenciário, e de Direito das Pessoas com Deficiência da OAB/SC participaram neste sábado (22) do “Dia D Grande Florianópolis”, realizado das 9h às 15h no Instituto Federal de Santa Catarina, no Centro de Florianópolis. O evento é organizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego e pelo Ministério Público do Trabalho e é um feirão de empregos voltado à pessoas com deficiência, além disso tem o objetivo de prestar orientação jurídica gratuita à população e oferecer diversos serviços de cidadania.
“A ação é dedicada ao atendimento às pessoas com deficiência e aos beneficiários reabilitados, visando à sua inclusão no mercado de trabalho. Nossa Comissão participa desde a primeira edição prestando assessoramento jurídico à comunidade, ouvindo as narrativas das pessoas com deficiência acerca das situações a que são submetidas, respondendo suas dúvidas sob o enfoque jurídico e apontando os devidos encaminhamentos para a solução daqueles”, explicou a presidente da Comissão de Direito das Pessoas com Deficiência da OAB/SC, Ludmila Hanisch.
As dúvidas mais frequentes foram sobre benefícios e aposentadoria, capacidade civil e educação inclusiva. “As dúvidas sobre Direito Previdenciário são recorrentes e é sempre muito gratificante poder contribuir no sentido de esclarecê-las e dar o encaminhamento devido para o público que participa do Dia D. Saímos de lá energizados", avaliou Jorge Mazera, vice-presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB/SC.
Este ano, o “Dia D Grande Florianópolis” chegou à sua quarta edição. Ao todo, os advogados e advogadas voluntários atenderam 27 pessoas. Participaram os integrantes das duas Comissões: Carla Belon; Carla Gonçalves; Dagliê Colaço; Edna Mazon; Everson Salem; Fernando Soares; Jorge Mazera; Juliana Siementckoski; Karine Siqueira; Ludmila Hanisch; Mirian de Siqueira; Rute Sampaio; Vanusa Varela Pinto; além das convidadas especiais Francielle dos Santos e Thais Becker.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC