O Dia Estadual da Mulher Empresária em Santa Catarina, comemorado no dia 17 de agosto, foi marcado por um evento que reuniu mais de 500 mulheres na Assembleia Legislativa (Alesc). O primeiro “Empreende Mulher Catarinense” foi promovido pelo Conselho Estadual da Mulher (Ceme), com o apoio da Assembleia Legislativa, Sebrae Nacional, Confederação das Associação Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Conselho Regional de Contabilidade (CRC/SC), Conselho Regional de Administração (CRA/SC), Correios, Comissão da Mulher Advogada da OAB/SC e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia da Prefeitura de São José. As presidentes das comissões da Mulher Advogada, Silvia Tomelin, e de Assistência Social da OAB/SC, Arlete Zago, participaram do evento.
“A mulher já está envolvida e ocupando vários espaços e papeis na sociedade. Por isso é sempre importante essa interação, essa troca de energia e de conhecimentos para aumentar nossa autoestima, autonomia financeira e contribuir para o desenvolvimento da nossa sociedade”, destacou a empresária Janelise Royer dos Santos. Será dela o desafio, a partir de setembro, de comandar o Conselho Estadual da Mulher.
Conforme pesquisa do Sebrae, atualmente as mulheres são maioria no mundo empresarial, com 51% de atuação. Em Santa Catarina, representam a maioria do eleitorado, com mais de 51% da população votante. A pesquisa Tendências e Cenários sobre Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP) também aponta crescimento da participação da mulher em atividades empreendedoras. Em 2000, 42% da população economicamente ativa era formada por mulheres. Hoje são 45% e a expectativa é de que cheguem a 49% em 2020. O número de empreendedoras cresceu 21,4% em dez anos. A participação dos homens à frente dos micro e pequenos negócios, por sua vez, subiu 9,8% no mesmo período, de acordo com estudo do Dieese e Sebrae. A pesquisa mostra ainda que as empresas comandadas por mulheres estão se mantendo mais no mercado. Na última década, subiu de 48% para 54% a taxa de empreendedoras com negócios em atividade há mais de cinco anos.
Revista Expressiva