Nesta quarta-feira (27) a agenda atendimentos da Comissão OAB Cidadã da OAB/SC teve a visita da advogada e consultora do Prêmio Innovare em Santa Catarina, Bárbara Vivi Wolff. Ela esteve presente para avaliar a iniciativa de apoio jurídico à população da Seccional que, neste ano, está inscrita na premiação nacional e foi selecionada na primeira etapa de seleções.
“Eu conhecia o projeto, mas não tinha ideia do seu organograma de funcionamento. Fiquei surpresa positivamente, mas considero que a própria categoria desconhece a sua abrangência e importância”, disse a consultora Bárbara Vivi Wolff, que também é advogada.
O Prêmio Innovare é um reconhecimento às boas práticas desenvolvidas em seis categorias: Advocacia, Defensoria Pública, Ministério Público, Juiz, Tribunal, Justiça e Cidadania. Em todo o país 654 projetos passaram pelo crivo inicial da comissão julgadora e estão agora em fase de coleta de informações, recebendo as visitas dos consultores cadastrados.
Em Santa Catarina são 19 os participantes, dos quais sete na categoria Advocacia. São Paulo foi o campeão de inscrições, com 73 práticas válidas, enquanto o Rio de Janeiro ficou em segundo, com 56. Desde o início de maio os projetos selecionados vêm passando pelo trabalho de verificação. Ao todo, 23 advogados fazem consultorias em todo o Brasil, entrevistando os responsáveis, acompanhando a rotina do trabalho concorrente e observando itens como eficiência, qualidade, criatividade e alcance social das propostas.
A Comissão OAB Cidadã tem atualmente 35 membros voluntários. As principais ações ocorrem junto às instituições sociais parceiras com programação constante em diversos bairros da Grande Florianópolis. Pelo menos uma vez por mês, representantes comunitários de 70 entidades também vêm até à sede da OAB/SC para reuniões coletivas. Uma vez por mês ainda advogados e advogadas da Comissão prestam apoio jurídico gratuito à comunidade, na sede da Seccional.
“O trabalho da OAB/SC, realizado através da nossa Comissão, é extremamente importante no sentido de garantir e incentivar a cidadania e dar publicidade aos nossos direitos e deveres como integrantes da sociedade. Além disso, é uma forma do profissional da advocacia atuar em causas sociais. Sempre temos uma grande procura de colegas buscando participar das atividades, até mesmo entre integrantes de outras Comissões“, explicou Angela Conceição Marcondes, presidente da Comissão OAB Cidadã.
Até o dia seis de julho, todos os relatórios avaliados pelas consultorias devem ser enviados para os organizadores do prêmio. As bancas julgadoras compostas por ministros do STF e STJ, desembargadores, promotores, juízes, defensores, advogados e outros profissionais, voltam a ser reunir em agosto e setembro. As iniciativas vencedoras em cada categoria, que poderão ser replicadas e colaborar com o Poder Judiciário serão premiados em dezembro, durante cerimônia no Supremo Tribunal Federal.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC