No último dia 11 de março, a Organização Mundial da Saúde anunciou a pandemia do Coronavírus em razão do aumento em 13 vezes do número de casos fora da China e em mais continentes em menos de duas semanas.
A partir do anúncio, a OAB/SC e a CAASC iniciaram uma série de ações, dialogando com todos os órgãos e Poderes, buscando o melhor conforto, segurança e saúde para a advocacia catarinense. Porém, embora os esforços referidos e o cuidado de cada advogada e advogado e seus familiares, causou perplexidade notícias de que algumas advogadas que participaram de eventos jurídicos tenham sido responsabilizadas e hostilizadas após diagnóstico positivo ou que tiveram contato com alguém que testou positivo para o covid-19, mesmo quando da declaração oficial de transmissão comunitária em que não é possível identificar a origem do contágio.
A Comissão da Mulher Advogada da OAB/SC lamenta episódios dessa natureza, solidarizando-se com estas valorosas e respeitadas profissionais. Alerta para o não julgamento, já que todos somos vítimas e precisamos juntos combater a pandemia e as mazelas por ela geradas. Por fim, reforça seu orgulho e admiração, especialmente às advogadas que se esforçam para representar Santa Catarina em eventos jurídicos e, certamente, são exemplos de competência, coragem e dinamismo. Estamos juntas!
Somos mulheres, somos diversas, somos advogadas!
Assessoria de Comunicação da OAB/SC