A Comissão da Mulher Advogada da OAB/SC apoia a campanha “Diga não à violência à Mulher, menos ódio mais amor” promovida pela Associação Catarinense das Indústrias de Água Mineral (Acinam) e que será lançada no dia 30 de janeiro em Florianópolis. A iniciativa marca o início do projeto da Associação Catarinense das Indústrias de Água Mineral que divulgará o 180, disque-denúncia contra casos de violência à mulher, nos garrafões de água mineral. O evento trará a ativista Maria da Penha, que deu nome à lei de proteção a vítimas de violência doméstica e familiar, para palestrará às 14h30min no Auditório da Fiesc.
"É com muita honra que recebemos o convite da Acinam e certamente queremos contribuir com esse debate. É sempre importante unirmos nossos esforços a fim de pensarmos soluções para catalizar informações impressindiveis e encorajarmos muitas mulheres, vítimas de violência, a romperem com as relações abusivas que sofrem" destacou a presidente da Comissão, Rejane da Silva Sanchez.
De acordo com o presidente da Acinam, Tarciano Oliveira, a entidade quer ajudar a reduzir o total de casos de agressões incentivando a denúncia. Mais de 1 milhão de adesivos com o número 180 serão colados nos garrafões de 20 litros d´água dos 14 associados em todo Estado. “A Acinam está engajada nesta causa tão importante e urgente. Queremos divulgar o 180 para ajudar a conscientizar a população catarinense e evitar que mais mortes e agressões aconteçam”, completa Oliveira.
Luta contra a violência
Maria da Penha tem uma trajetória marcada pela luta contra a violência. Autora do livro “Sobrevivi... posso contar” e fundadora do Instituto Maria da Penha, ela sobreviveu a agressões e duas tentativas de feminicídio do ex-marido que deixaram sequelas para o resto de sua vida. Se tornou um símbolo na luta contra a impunidade dessa violência que atinge milhares de mulheres, adolescentes e meninas em todo o mundo. Em 2006, foi sancionada no Brasil a Lei nº 11.340 que leva o nome de Maria da Penha e atua na defesa das vítimas.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC