A 3ª Reunião do Colégio de Presidentes das Comissões Regionais do Jovem Advogado da OAB/SC, realizada na sexta-feira (9) em Tubarão, aprovou o início dos estudos para a criação de uma tabela estadual para advogados correspondentes, como medida de combate ao aviltamento de honorários. A ideia é propor valores regionais, conforme as realidades locais.
“Infelizmente, diante das dificuldades financeiras típicas do início de carreira, ainda hoje muitos jovens advogados acabam aceitando valores irrisórios por diligências encomendadas por escritórios de outras cidades ou estados. Queremos fornecer a esses advogados uma referência segura e compatível com sua realidade. Será uma importante medida de valorização da advocacia desde os primeiros anos de exercício”, explica o presidente da Comissão do Jovem Advogado, Pedro Braga. Os participantes do Colégio foram ainda informados que o Conselho Seccional estuda a criação de um piso regional específico para os jovens advogados.
O encontro em Tubarão teve a participação de 21 Comissões Regionais do Jovem Advogado. Além deles, o evento teve a presença do diretor-tesoureiro da OAB/SC, Luiz Mário Bratti; de toda a diretoria da Subseção de Tubarão, inclusive o presidente Clésio Moraes; do conselheiro estadual Jorge Luiz Volpato Júnior, de Tubarão; da conselheira e coordenadora das Comissões Cláudia Prudêncio; e do presidente da CAASC, Paulo Brincas.
Na ocasião, Bratti detalhou os principais projetos da Seccional, com foco na situação das contas. Destacou que a campanha de recuperação de créditos possibilitou recuperar R$ 4 milhões em 2013 e mais de R$ 1 milhão nos primeiros meses deste ano. "Basicamente, foi com este dinheiro que conseguimos cumprir nossos compromissos, inclusive pagar os bancos e colocar em dia os repasses obrigatórios", disse.
Durante o Colégio, foi também confirmado que a próxima Assembleia Itinerante da Comissão será no dia 2 de junho, com programação em Camboriú e Balneário Camboriú. A Assembleia, já realizada em Biguaçu, tem o objetivo de ouvir as demandas locais dos jovens advogados.
A reunião decidiu ainda criar uma Comissão, composta pelas Comissões regionais de Joinville, Curitibanos e Lages, para estudar um projeto para implantação de um curso de Gestão de Escritório, demanda típica de advogados em início de carreira. A ideia é apresentar à diretoria uma minuta de projeto após consultar advogados de diferentes regiões sobre suas necessidades nessa área.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC